Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

SMS mantém nota máxima em transparência ativa; mais de 36 mil doses do imunizante da Pfizer bivalente foram aplicadas no dia 27 de fevereiro; confira essas e outras notícias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 27 de fevereiro a 3 de março para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Hortas medicinais e alimentares mobilizam UBSs e escolas na zona sul

Em 2021, no auge da pandemia de Covid-19, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das regiões de Santo Amaro e Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, implantaram um projeto que unia a possibilidade de interação ao ar livre com a promoção da saúde física e mental, por meio do cultivo de hortas medicinais e alimentares nos próprios equipamentos de saúde e também em escolas da região. “Farmácias Vivas & Segurança Alimentar” é o nome do projeto, amparado implementado na Supervisão Técnica em Saúde (STS) de Santo Amaro e Cidade Ademar, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde SMS) com o Instituto Nacional de Tecnologia em Saúde (INTS).

2. Prefeitura de São Paulo aplica mais de 36 mil doses do imunizante da Pfizer bivalente no primeiro dia da vacinação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou 36.518 doses da vacina Pfizer bivalente na última segunda-feira (27), primeiro dia da aplicação do imunizante. Foram 35.105 doses aplicadas em idosos maiores de 70 anos de idade e 1.413 doses, nos demais grupos elegíveis nesta fase da campanha. A vacinação contra a Covid-19 ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, também das 7h às 19h.

3. Cosap promove ações educativas em comunidades indígenas da capital

A SMS, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), promoveu entre segunda-feira (27) e quarta-feira (1º de março), ações educativas na comunidade indígena do Jaraguá, na zona norte da capital. O trabalho consistiu em conscientizar os moradores que têm contato direto com os animais, especialmente crianças, para disseminar informações essenciais sobre as necessidades básicas na convivência entre cães, gatos e seus tutores, além dos cuidados para uma guarda responsável.

4. Idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente a partir da próxima segunda-feira (6)

A partir da próxima segunda-feira (6), todos os idosos acima de 60 anos de idade poderão receber a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19. Para imunização deste novo público, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu na quarta-feira (1º) 530.776 doses do imunizante. Estão sendo vacinadas as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.

5. Portal da Saúde mantém nota máxima em transparência ativa da cidade de São Paulo

O site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manteve nota 10 no Indicador de Transparência Ativa (ITA) e subiu da 12ª posição para a 10ª entre 75 sites municipais avaliados pela Controladoria-Geral do Município (CGM). A avaliação, realizada entre os dias 7 de novembro de 2022 e 7 de janeiro de 2023, considera o portal com um nível “muito elevado de transparência”. A mensuração, feita pela CGM por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (Copi), considerou 51 itens presentes nos dados publicados nos botões “Acesso à Informação” e “Participação Social” para atribuir uma pontuação de 0 a 10.