Saúde participa de cerimônia de entrega do Centro de Ensino e Pesquisa do hospital Albert Einstein

Campus Cecília e Abram Szajman oferece cursos de graduação e pós-graduação e tem capacidade para seis mil pessoas; instituição hospitalar gerencia 29 unidades de saúde municipais na capital

O secretário municipal da saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, representou o prefeito Ricardo Nunes, nesta quinta-feira (2), na cerimônia de apresentação do Centro de Ensino e Pesquisa do hospital Albert Einstein - Campus Cecília e Abram Szajman que contou, com cerca de 300 convidados entre profissionais da área da saúde, autoridades e representantes de instituições parcerias.

O centro tem capacidade para cerca de 6 mil pessoas, acomoda alunos de medicina e enfermagem, docentes e pesquisadores e oferece cursos de graduação e pós-graduação.

O secretário ressaltou a importância de um centro de pesquisa em um hospital do porte do Albert Einstein. A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein faz, inclusive, o gerenciamento de 29 unidades de saúde do município, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e os Centros de Atenção Psicossociais (Caps). Mais dois hospitais municipais são gerenciados pela instituição, além de convênios para a realização de exames complexos em paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma satisfação participar da celebração de um espaço tão importante como este Centro de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein. É mais uma escola que oportuniza a estudantes, professores e pesquisadores o aperfeiçoamento profissional em saúde. É uma estrutura bem equipada e possibilidades para amplo conhecimento. Um complemento à estrutura que existe na instituição”, disse o secretário Luiz Carlos Zamarco.

Em novembro de 2022, uma premiação dos “Melhores hospitais públicos do Brasil 2022” promovida pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconheceu os hospitais públicos que têm atendimento 100% financiado pelo SUS.

Dois hospitais gerenciados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein entraram no ranking, o M'Boi Mirim ficou em 11º e o Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina em 13º.

O Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina oferece nova tecnologia de biópsia minimamente invasiva para rastreamento de câncer de próstata. O equipamento foi instalado no Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, que dispõe de tratamento de alta complexidade, com implemento inclusive de robótica, inédito em um hospital municipal do SUS.

Juntos, esses dois hospitais atenderam, em 2022, mais de 27 mil pessoas no pronto atendimento. As UBSs registraram mais de 3,7 milhões atendimentos, isso sem contar os atendimentos das AMAs e dos Caps, que juntas, somaram mais de 1,7 milhão de atendimentos em 2022.