Atividades físicas e alimentação adequada podem reverter quadros de sarcopenia

A perda de musculatura e força devido à idade pode ter seus efeitos reduzidos com um estilo de vida mais saudável e ativo

Após os 30 anos de idade, devido ao processo natural de envelhecimento, a força muscular do ser humano começa a entrar em declínio. Quando essa perda se intensifica, associada à redução de massa corporal e desempenho físico, caracteriza-se como uma condição conhecida como sarcopenia.

Com os músculos fracos, a autonomia e a independência no dia a dia são afetadas, uma vez que os movimentos ficam mais lentos, perde-se a agilidade e leva-se mais tempo para se locomover de um lugar para outro, além da perda do equilíbrio e quedas frequentes. Essa incapacidade funcional torna o indivíduo dependente para a realização de tarefas diárias, podendo evoluir para quadros de depressão e isolamento.

Mesmo sendo uma condição natural e progressiva que atinge principalmente a população idosa, um estilo de vida sedentário em qualquer idade também colabora para a sarcopenia, que pode ser revertida ou monitorada para evitar o seu avanço. A realização de atividades físicas, como musculação, pilates, corridas e caminhadas, auxiliam na manutenção da força muscular e resistência, melhorando o equilíbrio, a movimentação e a consciência corporal. Outro fator importante é seguir uma dieta balanceada com porções adequadas e nutrientes variados.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital é possível realizar a avaliação multidimensional dentro do Programa Nossos Idosos. Na rede municipal de saúde, o idoso encontra atendimento e pode ser avaliado e orientado para promoção e prevenção de agravos à saúde. Em caso de tratamento, as equipes estão preparadas para acolher e orientar cada caso.

Além disso, dentro das UBSs e outros equipamentos, são desenvolvidas atividades abertas à população com as equipes multiprofissionais, por meio de programas como o Academia da Saúde, que possui polos em todas as regiões, com atividades abertas à população de segunda à sexta-feira nos dois períodos. Alongamento, fortalecimento, pilates relaxamento, práticas integrativas como liangong e chiangong, orientação nutricional são algumas das atividades oferecidas.

Saiba mais sobre os Polos Similares da Academia da Saúde.

Veja os endereços de todos os equipamentos de saúde na plataforma Busca Saúde.