Imunização contra Covid-19, poliomielite e outras doenças segue neste sábado (4)

Vacinas estão disponíveis nas AMAs/UBSs Integradas das 7h às 19h; confira os públicos elegíveis

Neste sábado (4), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com a imunização contra a Covid-19 em todas as faixas etárias. Desde o último dia 27 de fevereiro, a vacina Pfizer bivalente está disponível para todos os idosos acima de 70 anos de idade, além de residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos, pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos. Para tomar a vacina bivalente é necessário ter  completado pelo menos o esquema básico de imunização contra a Covid-19.

Com as demais vacinas, o esquema vacinal básico está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

Multivacinação infantil

Também nas AMAs/UBSs Integradas e UBSs, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Campanha contra poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite segue para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal. Afinal o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece de segunda a sábado nas unidades de saúde da rede municipal. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 4 de março de 2023 (sábado)

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.