Prevenção no Carnaval: Saúde reforça métodos contra ISTs

Uso de preservativos e profilaxias pré e pós-exposição contra o HIV são algumas formas disponíveis na rede municipal

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Qualquer pessoa corre o risco de adquirir uma IST durante uma relação sexual desprotegida, seja ela por via oral, anal ou vaginal. Há também a transmissão vertical, quando passa da gestante para o feto. Entre as ISTs mais comuns estão sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital, cancro mole, HPV e hepatites B e C.

Para quem está na folia do Carnaval ou em qualquer outra situação que envolva relação sexual, o método mais eficaz de prevenção das ISTs, é o uso de camisinha externa ou interna. Na cidade de São Paulo, os preservativos estão disponíveis permanentemente em todos os equipamentos de saúde e nas estações de ônibus e metrô. Além disso, é importante lembrar que uma das estratégias de prevenção combinada é o uso de camisinha junto com o gel lubrificante, a fim de diminuir o atrito e a possibilidade de provocar microfissuras das mucosas genitais e anais, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outras infecções.

LEIA TAMBÉM: Saúde oferece ampla estrutura médica e ações preventivas para o Carnaval de São Paulo

HIV/Aids

A infecção pelo HIV também pode ser prevenida com o uso de camisinha nas relações sexuais. Porém a rede municipal oferece ainda outros métodos de prevenção, o PrEP e o PEP. Conheça mais sobre eles:

Profilaxia pós-exposição (PEP): consiste no uso de antirretrovirais por uma pessoa que se expôs ao HIV como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou mesmo quando, durante uma relação sexual consensual em que não se sabe a sorologia da parceria, a camisinha sair, romper ou não tiver sido utilizada.

Profilaxia pré-exposição (PrEP): consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais para pessoas soronegativas antes de uma exposição de risco ao HIV.

Acesse aqui a página da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).