Saúde Municipal distribui cartões de atualização vacinal para crianças de 0 a 5 anos matriculadas em creches e unidades de pré-escola da capital

A estratégia da entrega de Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) é garantir a atualização do esquema vacinal a todas as crianças dessa faixa etária

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), inicia nesta semana a entrega de Declarações de Vacinação Atualizada (DVAs) para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade que estejam matriculadas na rede municipal de educação infantil.

As DVAs são cartões nos quais constarão a atualização vacinal de cada criança, e serão entregues aos pais e responsáveis, que serão previamente comunicados pelas unidades educacionais sobre a necessidade de completar o esquema vacinal das crianças nas salas de imunizações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que farão a administração das vacinas necessárias e a validação do documento.

A ação inclui ainda a busca ativa, por parte das unidades de saúde. O público estimado para atendimento é de 513.669 crianças, sendo 286.655 de creches e 227.014 da pré-escola.

A iniciativa busca garantir o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), melhorando a cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar, além de contribuir para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis. As vacinas disponibilizadas são BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano e Covid-19, conforme o esquema adotado para a idade.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a ação visa reforçar a importância da vacinação desde os primeiros anos de vida, além de conscientizar e estimular o comprometimento de pais e responsáveis, que devem participar ativamente desse processo, ampliando a adesão aos imunizantes.