Prefeito e secretário da Saúde visitam unidade odontológica móvel na zona oeste da cidade

A capital conta com seis unidades desse modelo, que realizaram, juntas, 19 mil atendimentos em 2022

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram, na manhã desta segunda-feira (6), a Unidade Odontológica Móvel (UOM) Oeste, localizada no bairro da Lapa. Na ocasião, o prefeito acompanhou o atendimento de alguns pacientes e fez a entrega de uma prótese dentária a uma munícipe.

A cidade de São Paulo dispõe de cinco UOMs e mais um Ônibus de Tratamento Odontológico para população em situação de rua, instalado no centro da cidade, com capacidade para 500 atendimentos mensais. Também para essa população a SMS ampliou, em 2020, o atendimento com a locação de dois veículos para as regiões leste e sul.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a estratégia da gestão é fortalecer e ampliar os serviços de Atenção à Saúde Bucal para aprimorar o atendimento à população do município. “A gente está aqui em uma das nossas unidades móveis de tratamento odontológico para pessoas em situação de rua. São seis na cidade. As pessoas não imaginam que a prefeitura oferece esse serviço, que dá o atendimento para essa população até com fornecimento de prótese”, reforçou.

Todas essas unidades móveis juntas realizaram, em 2022, mais de 19 mil atendimentos. O custeio mensal destes seis equipamentos é de cerca de R$ 509 mil mensais. A UOM Oeste está em funcionamento desde agosto de 2016 e realizou, somente em 2022, mais de 14 mil procedimentos odontológicos.

“As UOMs são de extrema importância para a população em situação de rua. Atreladas ao Consultório na Rua, devolvem a dignidade dos pacientes, e a nossa missão é qualificar cada vez mais o serviço para atender o maior número de pessoas”, acrescentou o secretário Zamarco.

A região da Lapa e Pinheiros possui cerca de 1.470 pessoas em situação de rua cadastradas pelas equipes de Consultório na Rua, que recebem atendimento em saúde bucal. Das 470 Unidades Básicas de Saúde, 426 têm atendimento odontológico, além de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro Assistência Médicas Ambulatoriais (AMAs), dois hospitais para urgências, cinco Prontos-socorros e um Pronto Atendimento.

Além disso, a gestão entregou, em dezembro de 2022, o primeiro Centro de Cuidados Odontológicos (CCO), localizado na região central, visando ampliar o acesso da população aos procedimentos odontológicos de Atenção Básica e Especializada. No último sábado (4), foi realizado um mutirão de cirurgia oral nas regiões oeste, sudeste, norte e leste em UBSs, AMAs e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Ao todo, foram realizadas 131 cirurgias.

“Aqui nós fazemos o tratamento completo do paciente, desde uma simples raspagem até a entrega de prótese. Alinhado com a equipe de Consultório na Rua, nosso maior objetivo é a reinserção social do paciente”, disse Célia Amaral, dentista da UOM Oeste desde 2019.

“Vou botar uma prótese e obturar o dente. Recebemos um cartãozinho e já marcamos o próximo atendimento. As pessoas aqui não têm preconceito com quem mora na rua, é ótimo”, disse José Carlos dos Santos Filho, paciente em situação de rua que está na capital há uma semana e recebeu primeiro atendimento hoje (6).

No ano 2022, foram realizados 1.760.976 atendimentos em saúde bucal somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).