Saiba como prevenir a conjuntivite no verão

O calor e a grande concentração de pessoas em locais públicos faz com que haja um aumento dos casos provocados por vírus e bactérias; altamente contagiosa, a doença pode durar de 7 a 15 dias

Para garantir um início de ano mais saudável, medidas de prevenção contra doenças oportunistas devem ser seguidas. A conjuntivite faz parte das patologias infecciosas que podem atrapalhar uma das épocas mais esperadas do ano que começa em dezembro e termina em março: o verão.

A conjuntivite ocorre quando a conjuntiva, membrana fina e transparente que recobre a parte branca visível do globo ocular, inflama. A infecção pode ter origem bacteriana, viral, alérgica, química ou outras. Neste processo inflamatório, é comum que as pálpebras superiores e inferiores também sejam afetadas e apresentem inchaços.

A conjuntivite mais comum é a viral, responsável pela maioria dos quadros infecciosos. A transmissão desta doença acontece pelo contato direto das mãos com superfícies contaminadas e com os olhos. Geralmente a inflamação acomete os dois olhos e dura de 7 a 15 dias. Os sintomas mais comuns são:

- inchaço das pálpebras;
- vermelhidão dos olhos;
- secreção purulenta (aquosa)
- fotofobia (sensibilidade à claridade)
- lacrimejamento e
- sensação de corpo estranho (areia nos olhos).

Prevenção

Assim como outras infecções causadas por vírus e bactérias, a conjuntivite também pode se espalhar rapidamente. Dessa forma, a melhor maneira de combater a doença é agindo preventivamente, principalmente, em uma época do ano favorável a aglomerações.

Confira algumas dicas para prevenir o contágio de conjuntivite:

- lavar as mãos com água e sabão;
- não coçar os olhos ou manusear lentes de contato antes de higienizar as mãos;
- não compartilhar objetos de uso pessoal (óculos, toalhas, maquiagem, entre outros).

Caso a pessoa tenha algum sintoma relacionado à conjuntivite, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta a busca pelo serviço de saúde por meio de uma das 470 UBSs. Os endereços podem ser encontrados na plataforma Busca Saúde.