Zona norte recebe CTA da Cidade nos dias 5, 6 e 7 de janeiro

Entre os serviços prestados pela unidade itinerante de Centro de Testagem e Aconselhamento estão a realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C

A partir desta quinta-feira (5), a unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, estará no Jaraguá, na zona norte da capital paulista. A iniciativa ocorre Av. Nelson Palma Travassos até o dia 7, sábado, das 17h às 22h.

Ligado à Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o CTA da Cidade oferece todos os serviços existentes nas outras 27 unidades fixas da Rede Municipal Especializada (RME), com o objetivo de diminuir barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A unidade itinerante conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

Quem for até a unidade móvel poderá também realizar exames para clamídia e gonorreia, iniciar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e retirar a primeira terapia antirretroviral (Tarv), no caso dos usuários que testarem positivo para o HIV. Para estas pessoas, a equipe passa ainda orientações e realiza exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de, se necessário, realizar encaminhamentos aos serviços da RME em IST/Aids para seguimento ambulatorial.

Além de todos os serviços já citados, também estarão disponíveis no CTA da Cidade camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.

SERVIÇO - CTA da Cidade
Data: quinta, sexta e sábado – 5, 6 e 7 de janeiro
Horário: das 17h às 22h
Onde: av. Nelson Palma Travassos, s/n (na esquina com a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, altura do número 11.800), Jaraguá - Retão de Taipas

Saiba mais sobre ISTs na página da Coordenadoria de IST/Aids.