Saúde: confira o funcionamento da rede municipal durante o fim de semana de Ano-Novo

No sábado (31), haverá vacinação nas AMAs/UBSs Integradas das 7h às 19h, além de atendimento nas unidades de urgência e emergência; no feriado de Ano-Novo, haverá atendimento em hospitais e unidades pré-hospitalares

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a rede terá expediente especial durante o próximo sábado (31) e domingo (1º) em razão do feriado de Ano-Novo. Na véspera do feriado, sábado, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente das 7h às 19h, com continuidade das campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação. No domingo, funcionarão somente os hospitais municipais, as unidades pré-hospitalares 24h, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidos e indígenas, além de crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose adicional (DA3) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão, com mais de 18 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença. Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Estarão abertos no sábado (31):
- AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 12h e 24h;
- AMAs Especialidades;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HDs) 12h e 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção;
- Samu 192;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Laboratórios municipais;
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão abertos no Ano-Novo (1º):
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Samu 192;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção.

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A população pode encontrar a unidade de saúde mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde.