Saúde da capital destaca equipamentos voltados ao enfrentamento de ISTs

Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e ações direcionadas para populações mais vulneráveis são algumas estratégias para combater as infecções sexualmente transmissíveis

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, oferece atendimento às pessoas que vivem com Aids ou estão sob risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla em inglês) na cidade de São Paulo.

O acompanhamento e tratamento é realizado por meio da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, que conta com 27 centros de referência em Aids da capital, sendo dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs – com um deles itinerante), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e outras unidades parcerias como AMAs, UPAs e AMAs/UBSs Integradas.

CTAs e SAEs
Os CTAs oferecem serviços de saúde em ISTs para quem busca retirar insumos como preservativos, gel lubrificante, autoteste para HIV, testes para diagnóstico de outras ISTs com sífilis, clamídia, gonorreia e hepatites B e C e acesso a profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) que impedem a infecção pelo HIV mesmo após exposição de risco ao vírus.

Além disso, é nos CTAs que o usuário inicia instantaneamente a Terapia Antirretroviral (TARV) caso haja diagnóstico positivo para HIV, recebendo a primeira TARV na mesma ocasião. Vale ressaltar que o acompanhamento e o recebimento das demais TARVs são feitos exclusivamente no SAEs.

A capital ainda conta com uma unidade itinerante do CTA, é o CTA da Cidade. O equipamento móvel percorre diferentes regiões da cidade nas quintas, sextas e sábados (cada final de semana em uma local previamente divulgado nas redes sociais). O CTA da Cidade é inserido em pontos estratégicos, ocasionalmente com o objetivo de ofertar o serviço para todos os usuários.

Assim como os CTAs, os 17 SAEs disponibilizam testagem, insumos e profilaxias, mas além disso também oferecem consultas médicas e o tratamento para HIV/Aids e coinfecções, inclusive hepatites virais e tuberculose. Nestas unidades é possível ainda vacinar-se contra o HPV (papilomavírus humano) e hepatites A e B.

PrEP na Rua
A coordenaria também executa ações extramuros, isto é, desenvolvidas nas ruas, em horário alternativos, pelas unidades da RME e pelos agentes de prevenção da Coordenadoria de IST/Aids. Uma delas é a PrEP na Rua, que acontece periodicamente em diferentes pontos da cidade.

O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso da profilaxia pré-exposição como forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. O tratamento consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

Vale ressaltar que o equipamento também oferece o teste rápido tanto para quem busca receber a PrEP como para quem apenas desejar realizar o a avaliação para HIV. Considerando todos os estabelecimentos de saúde da rede municipal que realizam a testagem, no ano de 2022, de janeiro a setembro, 191.066 testes para HIV foram realizados, enquanto no ano de 2021, 244.870 exames.

Os endereços de CTAs e SAEs podem ser consultados na página da Coordenadoria de IST/Aids da SMS.

Os endereços das UBSs da capital podem ser acessados na plataforma Busca Saúde.