Covid-19: veja os cuidados para aproveitar as festas de fim do ano com segurança

Algumas medidas sanitárias contribuem para a prevenção da Covid-19 nas confraternizações

As confraternizações de fim de ano proporcionam momentos incríveis ao lado dos familiares e amigos queridos. Para aproveitar esse momento tão especial com segurança, é importante se atentar a algumas questões que diminuem as chances de se infectar ou transmitir a Covid-19.

Mesmo que o avanço da vacinação tenha proporcionado que, aos poucos, as pessoas pudessem voltar a rotina normal, é fundamental seguir alguns protocolos sanitários para tornar esses encontros ainda mais seguros. Confira algumas dicas:

Esteja com a vacinação em dia

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a Covid-19 e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos.

Desde 17 de novembro, crianças entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidos, com deficiência permanente e indígenas podem ser vacinadas. A população pode inscrever seus filhos sem comorbidades, desta faixa etária, para receber eventuais doses remanescentes do imunizante nas unidades de saúde de referência da residência de cada família. Para fazer a inscrição, basta apresentar comprovante de endereço na recepção da UBS.

Além disso, as primeiras e segundas doses da vacina contra a Covid-19 estão disponíveis para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional (DA3) para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a DA2 há pelo menos quatro meses.

Use máscara

Se for usar ônibus, trem ou metrô para se deslocar durante as comemorações de fim de ano, não se esqueça de usar máscara. Desde 26 de novembro o uso de máscara voltou a ser obrigatório no transporte público de São Paulo, seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19. Também continua obrigatório o uso do item em todas as unidades de saúde. E, embora não seja obrigatório, continua recomendável seu uso em ambientes com muitas pessoas.

Mantenha as mãos higienizadas

Seja com água e sabão ou até mesmo álcool em gel, higienizar as mãos é uma medida eficaz para não contaminar os alimentos, além de prevenir a transmissão de diversas doenças, e com a Covid-19 não é diferente. Isso porque uma das formas de se infectar é levando a mão contaminada aos olhos, nariz e boca.

Suspeita de covid-19? Procure atendimento médico

Manter a família e amigos seguros é muito importante. Portanto, se estiver com suspeita de Covid-19 procure uma UBS mais próxima de sua residência pelo site Busca Saúde, para receber atendimento médico e as recomendações necessárias. Se o diagnóstico for confirmado, fique em casa e não receba convidados.

Se for o caso, que tal fazer uma confraternização remotamente? Uma ligação ou chamada de vídeo pode ajudar a se sentir mais próximo das pessoas nesses momentos.

Os endereços de todos os equipamentos da rede municipal de saúde estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.