Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Busca ativa para vacinação contra a Covid-19 e ações casa a casa contra a dengue são algumas das matérias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 19 e 23 de dezembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Melanoma cutâneo é o tipo mais perigoso do câncer de pele

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade. A campanha Dezembro Laranja tem o intuito de conscientizar a população sobre o câncer de pele. Saiba mais sobre esse tipo e como se prevenir.

2. Capital intensifica busca ativa para vacinação contra a Covid-19 direcionada às crianças

Desde a última terça-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou as ações de busca ativa para a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidas e indígenas contra a Covid-19. A atividade tem o objetivo de imunizar cerca de 7.800 crianças que residem na cidade e que pertencem a este público-alvo. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguirão com a busca ativa de crianças não vacinadas com a primeira dose da vacina Pfizer Baby e dos demais imunizantes que estiverem em atraso, para o comparecimento à sala de vacinação ou vacinação domiciliar, conforme necessidade. A busca ativa será feita por meio de visita domiciliar ou por telefone, de acordo com as estratégias adotadas pelas unidades. Saiba mais.

3. Programa de enurese do Hospital Menino Jesus ajuda mais de 850 crianças a pararem de fazer xixi na cama

Entre os programas existentes no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, da Prefeitura de São Paulo, referência no tratamento de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo, um deles chama atenção pelo fato de ajudar crianças a não fazerem xixi na cama. Trata-se do programa de enurese, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), responsável pela gestão do hospital, e que já auxiliou mais de 850 participantes. A enurese faz com que a criança não consiga controlar o xixi à noite e acabe urinando na cama. Acontece, principalmente, na faixa etária entre 5 e 14 anos. Os casos são mais prevalentes em crianças menores e tende a diminuir na adolescência. As causas podem ser diversas, como hereditariedade, hiperatividade da bexiga durante o sono, problemas no despertar ou pelo aumento de produção de urina durante o sono, conhecido como poliúria noturna. Confira mais!

4. Prefeito e secretário da Saúde acompanham ações casa a casa contra a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promoveu na manhã desta quarta-feira (21) ações de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti, em Itaquera, zona leste da cidade. As atividades ocorrem rotineiramente na cidade e serão intensificadas até o dia 30 de dezembro. O objetivo é se antecipar à sazonalidade da doença com uma força-tarefa realizada pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) da Covisa, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanharam a iniciativa. Veja mais clicando no título.

5. Capital reforça alerta para ISTs durante o Dezembro Vermelho

A campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conhecida como Dezembro Vermelho, faz parte do calendário anual da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no que diz respeito à prevenção e tratamento às doenças compartilhadas em relações sexuais desprotegidas. Além das ações de combate ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), a Coordenaria de IST/Aids da SMS também oferece tratamento na Rede Municipal Especializada (RME), e em outros equipamentos de saúde, para outras patologias sexualmente transmissíveis. Entre elas, sífilis adquirida e congênita, HPV, clamídia, gonorreia, herpes genital e as hepatites B e C.