Capital reforça alerta para ISTs durante o Dezembro Vermelho

Além do acompanhamento a pessoas que vivem com HIV, a rede municipal de saúde oferece vacina contra o HPV e tratamento contra sífilis adquirida e congênita

A campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conhecida como Dezembro Vermelho, faz parte do calendário anual da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no que diz respeito à prevenção e tratamento às doenças compartilhadas em relações sexuais desprotegidas.

Além das ações de combate ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), a Coordenaria de IST/Aids da SMS também oferece tratamento na Rede Municipal Especializada (RME), e em outros equipamentos de saúde, para outras patologias sexualmente transmissíveis. Entre elas, sífilis adquirida e congênita, HPV, clamídia, gonorreia, herpes genital e as hepatites B e C.

Saiba mais sobre estas ISTs:

Sífilis

Infecção causada por bactéria que inicialmente provoca ferida indolor nos genitais (pênis, vagina, ânus) e boca. Se não tratada, pode evoluir e passar a afetar outros órgãos. A sífilis pode ser evitada, tratada e curada. Quando não identificada e tratada, ao longo do tempo, pode provocar cegueira, paralisias, doenças neurológicas e no coração.

A transmissão da sífilis se dá durante a relação sexual desprotegida com pessoa infectada ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto (transmissão vertical). O diagnóstico é feito por exame de sangue. Dependendo da fase clínica da infecção, a duração do tratamento pode ser diferente. Quanto mais precoce o tratamento, melhor para a prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho). As parcerias sexuais também devem ser testadas e tratadas. O acompanhamento contribui para o controle da sífilis congênita.

Tricomoníase

A infecção é causada por protozoário. Seus sintomas são corrimento vaginal amarelo-esverdeado, dor durante a relação sexual, ardência, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. Nos homens pode ser assintomático. O contágio se dá durante a relação sexual desprotegida com pessoa infectada, por isso, o uso de camisinha nas relações sexuais é a melhor medida de prevenção.

Clamídia

A clamídia é uma bactéria que pode atingir os órgãos genitais, a boca, garganta e os olhos. Esta infecção provoca dores ao urinar e nas relações sexuais, corrimento uretral no homem, corrimento vaginal e até doença inflamatória pélvica (DIP) caso não seja tratada precocemente. Quando não tratada também pode causar infertilidade e gravidez nas trompas. Em grande parte dos casos as mulheres podem não apresentar sintomas, bem como 50% dos homens. A doença é contraída na relação sexual desprotegida com pessoa infectada, mas há possibilidade de transmissão durante o parto – nestes casos o bebê pode apresentar conjuntivite, que, se não tratada, pode levar a cegueira.

Gonorreia

Semelhante à clamídia, a gonorreia é uma bactéria que afeta genitais (pênis, vagina, ânus), garganta e olhos, provoca corrimento uretral amarelado, purulento e com ardor ao urinar; corrimento vaginal, dor nas relações sexuais (as mulheres podem não apresentar sintomas em 70% dos casos). Quando não tratada, pode causar dor pélvica crônica, dores nas relações sexuais, infertilidade ou gravidez nas trompas. Há possibilidade de provocar parto prematuro, além de transmissão durante o parto e o bebê pode apresentar conjuntivite, que precisa ser tratada para evitar cegueira.

Herpes Genital

Causado por vírus e pode acarretar lesões, que iniciam com pequenas vesículas (bolhas), que ao se romperem formam feridas dolorosas. É mais frequente na região labial (Herpes tipo 1) e nos genitais (pênis, vagina, vulva, ânus - herpes tipo 2). Não existe cura para herpes, mas há tratamento para as lesões.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível que acomete com verrugas e outras manifestações o órgão genital masculino e feminino. Além disso, o vírus pode provocar lesões graves e desencadear cânceres de colo do útero, vagina, ânus, vulva, pênis e câncer de orofaringe.

Além da distribuição gratuita dos preservativos como método de barreira, a rede municipal de saúde oferece a vacina contra o HPV, na faixa etária dos 9 aos 14 anos, para meninos e meninas.

Hepatites B e C

As hepatites B e C são doenças transmitidas por vírus, e que podem provocar danos irreversíveis ao fígado. No caso da hepatite B, o contágio é transmitido pelo sexo, uso de álcool e outras drogas injetáveis (seringas contaminadas), profissão de risco ou pequenos cortes provocados por objetos perfurantes. Uma vez que se torne crônica, atingindo o fígado, o paciente terá que usar medicamentos permanentemente. Embora não tenha cura, esta hepatite tem prevenção, por meio de vacina, disponível dentro do calendário infantil de vacinação, e também para adultos.

O vírus da hepatite C é transmitido quando há alguma perfuração na pele e o sangue entra em contato com o material contaminado. É importante destacar que, assim como a hepatite B, a C também pode é sexualmente transmissível, mas numa escala menor. O SUS disponibiliza terapia para a hepatite C, que tem 98% de chances de cura se for tratada precocemente.

LEIA TAMBÉM: Dezembro Vermelho destaca serviços para prevenção e tratamento do HIV/Aids

Rede especializada

Na capital, o acompanhamento e tratamento das ISTs é feito pelos 27 centros de referência em Aids da capital, sendo 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA – com um deles itinerante), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE) e outras unidades parcerias como AMAs, UPAs e AMAs/UBSs Integradas.

De acordo com o boletim epidemiológico de HIV/Aids, elaborado em 2022 pela coordenaria, neste ano houve a implementação da coleta de exames de biologia molecular (PCR) em todas as unidades da RME e nas unidades de saúde da Rede Sampa Trans. A medida faz parte da estratégia de política pública para a detecção de Neisseria gonorrhoeae e Chlamidia trachomatis – vírus responsáveis pela gonorreia e clamídia, respectivamente.

Os endereços de todos os equipamentos de saúde da rede municipal estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.