Prefeito e secretário da Saúde acompanham ações casa a casa contra a dengue

A atividade ocorreu em Itaquera, zona leste da cidade; trabalhos continuam até o dia 30

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promoveu na manhã desta quarta-feira (21) ações de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti, em Itaquera, zona leste da cidade. As atividades ocorrem rotineiramente na cidade e serão intensificadas até o dia 30 de dezembro. O objetivo é se antecipar à sazonalidade da doença com uma força-tarefa realizada pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) da Covisa, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanharam a iniciativa.

O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância dessas ações. “Temos equipes treinadas e equipamentos apropriados para oferecer o controle da dengue na cidade de São Paulo.”

Ao todo, mais de 11 mil agentes, entre comunitários de saúde, de endemias e da área ambiental, estão realizando visitas casa a casa para a conscientização dos munícipes, além de identificação e eliminação dos pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito. Desde o início das ações, em 14 de dezembro, mais de 207.078 casas foram visitadas.

Na imagem há oito pessoas em um corredor usando coletes azuis da vigilância. O secretário da saúde Luiz Carlos Zamarco e o prefeito Ricardo Nunes estão segurando vasos de planta.

Prefeito e secretário da Saúde acompanham ações casa a casa contra a dengue (Foto: Divulgação/SMS)

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, as ações de combate ao mosquito são essenciais para prevenção das ocorrências de casos de dengue na cidade de São Paulo, principalmente com a chegada do período das chuvas. "A capital está no momento de preparação, todos contra a dengue. Agentes de saúde estão fortalecendo as ações casa a casa e orientando a população sobre os riscos da doença e a importância de identificar e eliminar pontos de água parada (focos de proliferação do mosquito) nas residências e estabelecimentos comerciais.”

Neste ano, a SMS realizou 4.597.556 ações de controle de arboviroses. Ao todo, foram 1.844.416 visitas casa a casa, além de 44.033 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 2.709.107 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas.

Dia D de combate à dengue

No dia 19 de novembro, a Prefeitura, por meio da SMS, da SMSUB e da SME, realizou o Dia D de combate à dengue, com mais de 10 mil ações de conscientização e intensificação das medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Foram 8.191 visitas casa a casa, 1.893 orientações e atividades educativas, além de outras ações como limpezas de córregos e de bueiros, cata-bagulho, zeladoria urbana, ações em pontos estratégicos (borracharias, desmanche, sucateiros), entre outras.

As atividades seguiram nas Semanas de Mobilização Social contra o Aedes Aegypti, que teve início no dia 19 e se estendeu até o dia 2 de dezembro.

Sazonalidade

A dengue é uma doença sazonal e, entre os meses de março e maio, é observada uma alta na taxa de transmissão, podendo ocorrer ciclos epidêmicos e interepidêmicos de um ano para outro. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Nas visitas casa a casa, é observada desatenção em relação a certos objetos, como pratos de vasos de plantas, garrafas velhas, recipientes plásticos ou metálicos em desuso e acumulados nos quintais. Calhas e ralos de escoamento de águas pluviais entupidos e com água acumulada também são bastante observados nas ações, além de piscinas malcuidadas.

Na imagem há cerca de 15 pessoas juntas posando para a foto. Elas estão em pé em uma rua de São Paulo e usam colete azul da vigilância.

Ações de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti ocorreram nesta quarta-feira (21), em Itaquera, zona leste da cidade (Foto: Divulgação/SMS)

A SMS destaca, portanto, que o apoio da população para acabar com o vetor é fundamental. Por isso, é necessária a adoção de uma série de medidas, como: guardar pneus em locais cobertos, lavar os potes de águas dos animais com esponja e sabão duas vezes por semana, eliminar ou furar os pratinhos dos vasos de plantas, furar, tampar ou guardar em local protegido da chuva os demais recipientes que possam acumular água, tampar ralos, vasos sanitários, barris, tambores, tanques e caixas d’água, limpar calhas e lajes, manter as saídas de água desobstruídas, deixar latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto.

Quando há casos de transmissão de arboviroses, a partir da notificação, é desencadeada ação de eliminação de criadouros (casa a casa) e nebulização nas proximidades do local. Isso ocorre em até 24 horas a partir da notificação. Essa ação de rotina e sistematizada faz com que o município, juntamente com a rede articulada, possa agir rapidamente, visando manter os menores índices de casos do estado.

Em 2021, a SMS adquiriu um aerobarco e 30 novos carros. Com esses equipamentos, a capital passou a contar com 79 veículos tipo picape, utilizados nas ações de nebulização e no auxílio de transporte de inseticidas e equipamentos, e ampliou a frota com sete novos veículos. O aerobarco é utilizado dentro do rio Pinheiros para tratamento larvário contra o mosquito culex (pernilongo). As Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) do município contam, ainda, com 200 nebulizadores para controle do mosquito da dengue em residências e 30 máquinas de nebulizações ultrabaixo volume (UBV) para o controle do Aedes aegypti e do culex já adultos. A cidade também dispõe de maquinários pesados que, em 2022, passaram a operar nas atividades de rotina, ampliando a capacidade de combate.