Entenda como a otite pode atrapalhar as diversões de verão

Durante os dias mais quentes, banhos em piscinas, mar, rios e cachoeiras podem ocasionar inflamação no ouvido

O verão é um convite a passeios deliciosos para quem gosta de se refrescar em piscinas, mares, rios ou cachoeiras. Mas, neste período em que as brincadeiras na água são mais frequentes, é importante tomar cuidado com a otite externa, ou “otite de nadador”.

A inflamação, provocada normalmente por bactérias, é causada pelo acúmulo de água de piscina, mar ou rio no canal auditivo externo (antes do tímpano). Neste tipo de infecção, são comum sintomas como vermelhidão, calor e dor de ouvido.

Para prevenir que a otite atrapalhe os planos de verão é importante que os banhistas não exagerem no tempo dentro da água do mar, de piscinas, rios ou cachoeiras. E após os banhos, é importante secar os ouvidos com lenço de papel ou papel higiênico. A utilização das hastes flexíveis não é recomendada, pois podem empurrar secreções e ceras para dentro do conduto auditivo, ferindo-o e abrindo porta para a entrada de infeções.

Em caso de dor e desconforto, deve-se sempre buscar atendimento médico, e nunca praticar automedicação, uma vez que o uso de medicamentos não indicados pode gerar complicações no quadro.

Segundo relatório mundial sobre audição, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no futuro, quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo viverão com algum grau de perda auditiva. Portanto, vale ressaltar que embora pareça ser uma doença de baixa complexidade, é vital cuidar das inflamações no ouvido com orientação médica.

Os endereços das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.