Programa de enurese do Hospital Menino Jesus ajuda mais de 850 crianças a pararem de fazer xixi na cama

Iniciativa vem melhorando de maneira significativa a qualidade de vida de crianças e adolescentes com o problema; um estudo brasileiro publicado no Journal of Pediatric Urology, feito com 804 crianças dos estados da Bahia e Minas Gerais, mostrou que entre 15% e 20% dos participantes com 5 anos urinam na cama

Entre os programas existentes no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, da Prefeitura de São Paulo, referência no tratamento de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo, um deles chama atenção pelo fato de ajudar crianças a não fazerem xixi na cama. Trata-se do programa de enurese, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), responsável pela gestão do hospital, e que já auxiliou mais de 850 participantes.

A enurese faz com que a criança não consiga controlar o xixi à noite e acabe urinando na cama. Acontece, principalmente, na faixa etária entre 5 e 14 anos. Os casos são mais prevalentes em crianças menores e tende a diminuir na adolescência. As causas podem ser diversas, como hereditariedade, hiperatividade da bexiga durante o sono, problemas no despertar ou pelo aumento de produção de urina durante o sono, conhecido como poliúria noturna.

“A criança com esse problema pode sofrer punições dos pais por desconhecimento dessa condição e, como consequência, tendem a se isolar e se sentirem com a autoestima abalada, piorando o problema e, em alguns casos, até gerando outras complicações. O ideal é procurar ajuda médica quando a criança completa 5 anos e ainda apresenta a enurese e iniciar o tratamento para evitar transtornos para família e, principalmente, para a criança”, explica Antonio Carlos Madeira de Arruda, superintendente médico do Hospital Menino Jesus.

Um estudo brasileiro publicado no Journal of Pediatric Urology, feito com 804 crianças dos estados da Bahia e Minas Gerais, mostrou que entre 15% e 20% das crianças com 5 anos urinam na cama. A incidência vai caindo conforme a idade aumenta e passa para 10% aos 7 anos, 5% aos 10 anos e 1% a 3% aos 15 anos de idade.

Chega de xixi na cama

No setor de urologia do Hospital Menino Jesus são atendidas, em média, 30 crianças por mês, encaminhadas pela rede básica de saúde. Esses pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, pediatra, enfermeira, psicóloga e urologista.

O tratamento oferecido pelo Hospital Menino Jesus consiste inicialmente em orientações comportamentais como restrição de ingestão de líquidos antes de dormir, seguida do uso de alarme noturno que auxilia a deixar a cama e ir ao banheiro e, quando necessário, medicações específicas.

“A gestão do IRRSL é muito importante para o aprimoramento desse programa na avaliação e divulgação das melhores formas de tratamento da enurese, além de capacitar profissionais da rede pública visando uma melhora global da avaliação e tratamento das crianças com esse problema, melhorando de modo significativo a qualidade de vida dos nossos pequenos pacientes”, acrescenta Madeira.