CERs promovem atividades especiais na Semana da Pessoa com Deficiência

Centros Especializados em Reabilitação realizam rodas de conversa, palestras e atividades artísticas voltadas a profissionais, aos familiares e pacientes atendidos nas unidades

De 5 a 9 de dezembro, Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da rede municipal realização atividades alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência.

Rodas de conversa, demonstração do Nirvana, equipamento voltado à reabilitação motora e cognitiva de pacientes com deficiência, exposição, mutirão de OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção) e atividades como fitdance e dança circular fazem parte das programações preparadas pelas coordenadorias regionais Centro e Leste da capital. Confira:

Dia 5, segunda-feira, das 10h às 13h no CER III Sé - Roda de Conversa sobre “Práticas anticapacitistas na cultura e saúde”, tendo como convidados Mariana Leme Gomes, terapeuta ocupacional pela USP e especialista em saúde coletiva, e Edinho Santos, que produz versos de próprio punho: "Sou negro, surdo, periférico, muitas barreiras nessa caminhada, mas a poesia me salvou", com mediação de Lígia Zamaro, mestre em artes visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP e especialista em acessibilidade em ambientes culturais. Também haverá apresentação da Cantata CER III Sé.

Dia 5, segunda-feira, das 14h às 15h30, no CER III Ermelino Matarazzo - Roda de Conversa sobre “Novos Manejos na Reabilitação”, voltada a profissionais das equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território, além de demonstração do equipamento Nirvana, desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes.

Dia 6, terça-feira, das 7h às 17h, no CER III Sé - Mutirão de OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), com triagem pelas enfermeiras do serviço (avaliações de sinais vitais) e verificação sobre o acompanhamento de saúde do usuário. Após, serão realizadas prescrições de OPM e entrega de dispositivos a pacientes cadastrados, além de plantão auditivo. Na Vernissage APD, haverá música e apresentação de trabalhos artísticos feitos pelos pacientes.

Dia 6, terça-feira, das 14h30 às 16h no Centro Desportivo Ermelino Matarazzo - “O direito ao brincar em todas as idades”, ação do programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) voltadas aos acompanhados pelo programa e seus familiares.

Dia 07, quarta-feira das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30 no CER III Sé (auditório) - Apresentação de trabalhos artísticos realizado por pacientes com deficiência intelectual com o tema “A arte como forma de expressão”.

Dia 7, quarta-feira, das 10h às 11h30, no CER III Ermelino Matarazzo - Roda de conversa sobre “Novos Manejos na Reabilitação” voltada a profissionais das equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território, além de demonstração do equipamento Nirvana, desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes.

Dia 8, quinta-feira, das 10h às 12h, no CER III Ermelino Matarazzo – Roda de conversa “O que é PICs? A importância do cuidado das Práticas Integrativas Complementares na reabilitação - aplicação de auriculoterapia”, voltada a pacientes e familiares atendidos no serviço.

Dia 9, sexta-feira, das 13h30 às 15h, no CER III Ermelino Matarazzo – Atividade com nutricionista sobre o tema “Alimentação saudável: mitos e possibilidades reais”, voltada a profissionais, pacientes e familiares atendidos no serviço.

Dia 9, sexta-feira, das 9h às 12h, no Parque da Aclimação - 1º Circuito Inclusivo da Semana da Pessoa com deficiência (CRS Centro) – Serão realizadas atividades como alongamento, fitdance, caminhada inclusiva, circuito de atividades interativas, dança circular e vernissage da mostra a “A arte como ferramenta de comunicação”, com trabalhos realizados pelos pacientes com deficiência intelectual.

ENDEREÇOS

CER III Sé - Rua Frederico Alvarenga 259, Parque Dom Pedro II, 3° andar

CER III Ermelino Matarazzo - Rua Antônio Carlos Lamego, 54 - Vila Paranaguá

CDM Ermelino Matarazzo – Rua reverendo João Euclides Pereira, 308 - Jardim Matarazzo

Parque da Aclimação - Rua Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação