Veja como funcionam os serviços de saúde durante o jogo do Brasil desta segunda-feira (5)

UBSs, AMAs, AMAs/UBSs Integradas, AMAs e Ambulatórios de Especialidades, Caps, Hospitais Dia, UPAs, Hospitais Municipais, entre outros equipamentos, funcionarão normalmente

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que no dia do jogo da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo, que ocorre na próxima segunda-feira (5), às 16h, funcionarão normalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), AMAs/UBSs Integradas, AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidades (AEs), Hospitais Dia e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II, III e IV. Os hospitais veterinários públicos – unidades norte, sul, leste e oeste – também atenderão normalmente.

O expediente será suspenso duas horas antes em equipamentos como os Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Serviços de Assistência Especializada (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Vacinação ocorre normalmente
As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação ocorrerão normalmente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidos e indígenas, além de crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos.

Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose adicional (DA3) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos, que recebeu a DA2 há pelo menos quatro meses.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado na capital. Dirigida a crianças de 1 a 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença. Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Permanecerão ABERTOS durante o jogo do Brasil na próxima segunda-feira:

- Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 7h às 19h;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
- AMAS/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
- AMAs Especialidades – das 7h às 19h
- Ambulatórios de Especialidades – das 7h às 19h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HD) - das 7h às 19h;
- Hospitais Dia 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps);
- Samu 192;
- Hospitais veterinários públicos;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padi);
- Laboratórios;
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).