Neste fim de semana dois endereços da capital recebem o projeto PrEP na Rua

Na ocasião, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C serão disponibilizados para a população

O projeto PrEP na Rua chega nas regiões leste e sul de São Paulo, neste sábado (3) e domingo (4). Equipes da Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atenderão a população que quiser iniciar o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na Rua Marques de Santo Amaro, 108, no Serviço de Atenção Especializada (SAE) Vila Prudente e na Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio (perto da praça do Campo Limpo).

Na zonal leste a ação acontece das 10h às 16h30, já na zona sul das 14h às 18h. Além da PrEP, a população poderá realizar testes rápidos para HIV, hepatites B e C, sífilis e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

Como a pessoa pode começar a PrEP

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais).

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids.

A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

SERVIÇO - PrEP na Rua

O que é: oferecimento do início da profilaxia pré-exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante

Onde: Rua Marques de Santo Amaro, 108 no Serviço de Atenção Especializada (SAE) Vila Prudente e na Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio (perto da praça do Campo Limpo).

Data: sábado 3 e domingo 4 de dezembro.

Horário: das 10h às 16h30 e das 14h às 18h.

Saiba mais sobre a PrEP na página da Coordenadoria de IST/Aids.