Confira o funcionamento da rede municipal de Saúde nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

As UBSs, AMAs, AMAs/UBSs Integradas, AMAs e Ambulatórios de Especialidades, Caps, Hospitais Dia, UPAs e Hospitais Municipais funcionarão normalmente durante os dias e horários de jogos do Brasil

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, nos dias de jogos da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo, funcionarão normalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), AMAs/UBSs Integradas, AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidades (AEs) e Hospitais Dia e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II, III e IV. Os hospitais veterinários públicos – unidades norte, sul, leste e oeste - atenderão normalmente nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, já no dia 28 de novembro atenderão apenas urgências e emergências.

 

O expediente será suspenso duas horas antes em equipamentos como os Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Serviços de Assistência Especializada (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Vacinação ocorre normalmente

As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação ocorrerão normalmente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidos e indígenas, além de crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses.

Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose adicional (DA3) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença. Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.


Confira os dias dos jogos e os horários de suspensão de serviços:

Dia 24 de novembro, jogo às 16h (Brasil X Sérvia) - expediente até as 14h;
Dia 28 de novembro, jogo às 13h (Brasil X Suíça) - expediente até as 11h;
Dia 2 de dezembro, jogo às 16h (Brasil X Camarões) - expediente até as 14h.

Permanecerão ABERTOS durante os jogos do Brasil:

- Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 7h às 19h;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
- AMAS/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
- AMAs Especialidades – das 7h às 19h
- Ambulatórios de Especialidades – das 7h às 19h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HD) - das 7h às 19h;
- Hospitais Dia 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps);
- Samu 192;
- Hospitais veterinários públicos - atenderão normalmente nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro; no dia 28 de novembro, atenderão apenas urgências e emergências;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padi);
- Laboratórios;
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).