Capital reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal das crianças

Além dos atendimentos odontológicos ao público infantil em 424 UBSs, a rede municipal também conta com o Programa Saúde na Escola

A população infantil é um público que requer mais atenção quando o assunto é saúde bucal. As crianças precisam de supervisão e acompanhamento para garantir que a higiene da boca seja realizada adequadamente.

Pensando neste cuidado com os pequenos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Assessoria Técnica de Saúde Bucal, oferece nas 424 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem o serviço odontológico, atendimento às crianças da cidade de São Paulo, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Para oferecer esta assistência, a rede municipal conta com um contingente de 1.709 cirurgiões dentistas e 1.537 auxiliares e técnicos em saúde bucal.

Programa Saúde na Escola

O PSE é uma estratégia instituída pelo decreto nº 6.286, em 5 de dezembro de 2007, e envolve, simultaneamente, os esforços do Ministério da Saúde e da Educação. O intuito é levar às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino informações sobre saúde, inclusive a bucal. A finalidade do programa, portanto, é ampliar a promoção de saúde integral e garantir bem-estar ao público infantil.

Por meio do PSE, as crianças da rede pública de ensino da capital participam de um trabalho preventivo. Os alunos se envolvem em atividades educativas, recebem fluorterapia e tratamento restaurador atraumático, que consiste em um procedimento não invasivo para restauração de dentes cariados e, quando necessário, são encaminhados para receberem tratamento odontológico nas UBSs.

Tão importante quanto observar e acompanhar de perto a saúde bucal das crianças, os pais, responsáveis e profissionais das unidades de ensino também são orientados. Eles recebem informações dos profissionais de saúde sobre saúde bucal e orientações de como realizar a higienização bucal em casa.

Os endereços das UBSs podem ser consultados por meio da plataforma Busca Saúde.