Distribuição de máscaras sobe para 191 mil unidades e imunização atinge 1,9 mil doses no segundo dia de ação em terminais de ônibus

Ação de conscientização contra Covid-19 continuará nos próximos dias em 32 terminais das 7h às 10h

No segundo dia da ação de conscientização para o uso de máscaras e da vacinação contra a Covid-19 realizada em 32 terminais de ônibus na capital, a Prefeitura de São Paulo distribuiu 91.483 máscaras descartáveis. Nos seis terminais em que estão instaladas tendas para a vacinação da população acima de três anos de idade contra Covid-19, foram imunizadas 1.036 pessoas.

A ação continuará durante toda a semana, das 7h às 10h, tem como objetivo reforçar a importância do uso do equipamento de proteção em ambientes fechados, como em transportes públicos. Desde ontem (21), já foram entregues 191.986 máscaras e aplicadas 1.908 doses de vacina contra a Covid-19.

Em 32 terminais houve a ação com orientações educativas, de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, bem como a importância da vacinação. O primeiro lote de máscaras é de 500 mil unidades. Cada usuário recebe uma máscara descartável que serve como uma barreira de proteção para evitar a propagação de vírus que podem ser liberados por indivíduos infectados.

A iniciativa para o uso da máscara no transporte se trata de uma orientação para todos os cidadãos, de forma que não prevê obrigatoriedade da utilização da proteção pela população em geral. Anteriormente, essa recomendação valia apenas para pessoas com sintomas respiratórios e aquelas com imunidade comprometida.

Vacinação

Em seis dos 32 terminais de ônibus da cidade também tiveram pontos para vacinação contra a Covid-19 para adultos e crianças com idade acima dos 3 anos. Cada região contou com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e profissionais de zoonoses do território dos terminais, para apoio das atividades educativas e abordagem da população.

1.036 pessoas tomaram a dose de reforço da vacina contra Covid-19, sendo que no terminal Itaquera 242 doses foram aplicadas. No Parque Dom Pedro, 91; Vila Nova Cachoerinha, 169; Pinheiros, 237; Santo Amaro, 98 e Sacomã, 199.

A Prefeitura reforça a importância da imunização da população contra a Covid-19, especialmente, com as doses de reforço. É necessário que se complete o ciclo vacinal indicado para cada faixa etária. A vacinação está disponível em todas as UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Os endereços das unidades podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.