Novembro Azul alerta para saúde integral do homem

Entre as neoplasias que afetam o público masculino, câncer de próstata é uma das mais frequentes e mais letais, em virtude do diagnóstico tardio

O cuidado com a saúde masculina é tema central de ações e discussões durante todo o ano na Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entretanto, é durante a Campanha Novembro Azul que a sensibilização a respeito da saúde integral do homem é intensificada e os serviços de saúde se mobilizam para realização de ações de conscientização e prevenção a doenças como o câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do tamanho aproximado de uma castanha, localizada abaixo da bexiga, que integra o sistema reprodutor masculino. Sua principal função, em conjunto com as vesículas seminais, é produzir esperma.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde responsável pela prevenção e controle do câncer no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma. Em 2020, de acordo com o instituto, foram notificados 65.840 casos, resultando em mais de 15 mil mortes.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada principal para o atendimento ao público masculino. Os homens que apresentam dor na região lombar e na bacia, dificuldade de ereção, necessidade e dificuldade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina ou no sêmen são avaliados clinicamente e, se detectados sinais da ocorrência de câncer de próstata, são encaminhados para exames complementares e tratamento.

Exames devem ser realizados a partir dos 45 anos

Entre os fatores de risco que contribuem para o aparecimento do câncer de próstata estão o histórico familiar, isto é, pai, irmão ou tio que foram diagnosticados. Além disso, homens negros têm uma propensão maior a este tipo de câncer. A obesidade também está entre os fatores que facilitam o aparecimento da doença, mas o preconceito por parte dos próprios homens é a razão que mais prejudica na sua descoberta precoce.

Embora este tipo de tumor atinja em maior escala homens com mais de 65 anos, estar informado sobre os sintomas e realizar exames preventivos a partir dos 45 anos são cuidados importantes para evitar um diagnóstico tardio. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Isso porque, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso, é importante procurar a UBS mais próxima de sua casa para receber orientações referente às medidas de proteção, identificação de fatores de risco e sinais e sintomas de possíveis alterações.

Dessa maneira, os esforços da SMS durante a campanha Novembro Azul são no sentido de conscientizar os homens da capital sobre a importância do autocuidado com a saúde (o que inclui a manutenção de uma dieta balanceada, a prática de exercícios físicos, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo) além de atenção aos fatores de risco, a eventuais sintomas e a marcação de consultas periódicas para avaliar o estado geral de saúde.

Outros cânceres

Além do câncer de próstata, existem outros tumores que acometem os homens e merecem atenção. De acordo com estatísticas do Inca, em 2020 o câncer que acomete traqueia, brônquios e pulmões representou 13,6% dos óbitos dos brasileiros. Este tumor tem como causa principal o tabagismo e a ingestão de nicotina, substância viciante encontrada nos cigarros à base de tabaco.

Outro câncer extremamente agressivo para a população masculina é o colorretal, condição que compromete o intestino do paciente e, se não diagnosticado, pode levar à morte. Entre os principais sintomas estão sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, alteração na forma das fezes (muito finas ou muito compridas) e alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados).

O câncer de estômago também avança rapidamente sobre os homens. Isso porque, hábitos alimentares irregulares ou não saudáveis e o tabagismo contribuem para a doença se desenvolver. Ainda segundo o instituto, em 2020 o tumor foi responsável por 7,5% das mortes dos homens brasileiros. Manter uma dieta rica em proteína e com baixo valor calórico, além de diminuir ou abandonar o hábito de fumar pode evitar o aparecimento da doença.

Em resumo, modificações do estilo de vida associados à alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado, prática de atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e identificação de sinais e sintomas, podem evitar o maior número de casos de câncer.

Em caso de sinais ou sintomas, procure por uma unidade de saúde mais próxima. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.