Prefeitura realiza Dia D de combate à dengue com mais de 10 mil ações em todas as regiões da cidade

Foram distribuídos materiais com informações educativas, além de diversas atividades com intuito de intensificar a conscientização e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue

A prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Educação (SME) e das Subprefeituras (SMSUB), realizou neste sábado (19), o Dia D de combate à dengue com a realização de mais de 10 mil ações de conscientização e intensificação das medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, as ações de combate ao mosquito são essenciais para prevenção da ocorrência de casos de dengue na cidade de São Paulo, principalmente, com a chegada do período das chuvas. "A capital está no momento de preparação, todos contra a dengue. Agentes de saúde estão fortalecendo as ações casa a casa e orientando a população sobre os riscos da doença e a importância de identificar e eliminar pontos de água parada (focos de proliferação do mosquito) nas residências e estabelecimentos comerciais. Inclusive, estamos em parceria com as secretarias de Subprefeituras e Educação, potencializando as atividades de prevenção da dengue e combate ao mosquito".

Durante o dia, as 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) do município atuaram em ações conjuntas com equipes de zeladoria urbana das 32 subprefeituras da capital. Também participaram os agentes da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Foram montados stands com atividades educativas e divulgação de material com informações de controle e combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, contabilizando em torno de 60 mil abordagens aos munícipes, além de envolver cerca de mil profissionais da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Além das ações já conhecidas pela população - como o “casa a casa” que faz a eliminação de criadouros do mosquito e verifica pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito –, também foram realizadas neste sábado diversas ações de zeladoria urbana na recuperação de áreas públicas avaliadas como possíveis locais de disseminação do Aedes aegypti, como ferros velhos, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, cemitérios, entre outros.

Resultados das atividades realizadas:

• 8.191 - Casa a casa
• Limpezas de córregos
• Limpezas de bueiros
• Cata-bagulho
• Zeladoria urbana
• Ações em pontos estratégicos (borracharia, desmanche, sucateiros etc.)
• 1.893 - Orientações e atividades educativas
• Demais atividades

Vale destacar que os dados de notificações e outros indicadores sobre dengue estão disponíveis na página "Boletins Epidemiológicos" do site da SMS.