Prefeitura distribui 1 milhão de máscaras nos 32 terminais de ônibus da capital e intensifica vacinação contra a Covid-19

Haverá também em seis terminais, um em cada região da capital, vacinação contra Covid-19 para a população acima de 3 anos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a São Paulo Transportes S/A (SPTrans), distribuirá a partir desta segunda-feira (21), 1 milhão de máscaras descartáveis nos 32 terminais de ônibus da cidade. Na ocasião, também haverá vacinação contra a Covid-19 para a população maior de 3 anos em seis terminais da cidade, um em cada região. São eles: Terminal Santo Amaro, Vila Nova Cachoeirinha, Sacomã, Parque D. Pedro, Itaquera, Pinheiros. Cada região contará com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e profissionais de zoonoses do território dos terminais, para apoio das atividades educativas e abordagem da população.

Na ação, que acontecerá das 7h às 10h, serão dadas orientações de prevenção à Covid-19 e realizadas ações educativas, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, bem como a importância da vacinação.

A Prefeitura de São Paulo recomenda o uso de máscaras de proteção em todos os ambientes fechados e em aglomeração, como transportes públicos – ônibus, metrôs, trens, carros por aplicativos e nas respectivas estações – para todos os cidadãos. Tal medida foi adotada em função do aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

As máscaras servem como uma barreira de proteção para evitar a propagação dos vírus que podem ser liberados por indivíduos infectados. O primeiro lote com 500 mil unidades será entregue nesta segunda (21) e a expectativa é receber novo lote para distribuição na terça-feira (22). Cada usuário receberá uma máscara.

"Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal no enfrentamento ao coronavírus na cidade de São Paulo. Realizar ações de saúde em locais de grande circulação de pessoas contribui na sensibilização sobre os cuidados e os riscos com a doença, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A Prefeitura segue incentivando a imunização da população contra a Covid-19, em especial para as doses de reforço. É importante que se complete o ciclo vacinal indicado para cada faixa etária. A vacinação é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser consultados no link do Busca Saúde.