Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Novembro Azul, conceito indetectável = intransmissível, entrega de aparelhos auditivos, inauguração de novo Caps na zona sul e projeto de combate ao racismo dentro dos equipamentos da rede municipal são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 14 e 18 de novembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Conheça a importância do conceito indetectável igual a intransmissível

Para quem convive com o vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla em inglês) os termos indetectável e intransmissível são comuns. Entretanto, pessoas que não têm contato com estas palavras, frequentemente, constroem uma ideia errada do significado delas. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, explica que ambos os vocábulos dizem respeito aos baixos níveis de carga viral no organismo e, consequentemente, a intransmissibilidade do vírus via relações sexuais.

2. Doenças cardiovasculares: entenda os perigos à população masculina

O mês de novembro é um símbolo na conscientização e sensibilização dos homens para a sua saúde. Neste período é realizada a campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, durante todo o ano a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, informa e previne a população masculina sobre outras doenças tão graves quanto os tumores, entre elas as cardiovasculares.

3. Saúde entrega mais de sete mil aparelhos auditivos para pacientes da rede municipal

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, neste ano, 7.797 aparelhos auditivos para pacientes da rede municipal, com expressiva contribuição do programa Avança Saúde Auditiva. A ação teve início em maio deste ano com o intuito de ampliar o atendimento e acelerar a avaliação multiprofissional em reabilitação auditiva nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), e para entregar aparelhos auditivos, quando indicado.

4. Em alusão ao mês da Consciência Negra, Saúde destaca projeto voltado ao enfrentamento do racismo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalha continuamente para combater o racismo estrutural e oferecer condições igualitárias assistência em saúde. Pautada pela Política Nacional de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde (MS), a Área Técnica de Saúde da População Negra da SMS implementa ações, como a declaração do quesito raça/cor, e desenvolve e apoia projetos voltados ao enfrentamento do racismo, como o Café Preto, que a secretaria destaca neste mês da Consciência Negra. A iniciativa visa promover o debate racial e o senso de pertencimento de pacientes, usuários e profissionais em serviços de saúde das regiões leste, sul e central da cidade.

5. Prefeitura entrega novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas na região Sul

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou na manhã desta sexta-feira (18), o 102º Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, sendo o 35º da modalidade Álcool e Drogas (AD) da capital. O Caps AD III Paraisópolis tem capacidade para atender 400 pessoas por mês e será mais um equipamento estratégico da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que funcionará com um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por uma equipe multiprofissional, que atuará de forma transdisciplinar.