Saúde municipal faz parceria com Metrô e Rotary em ação de vacinação

Ao longo desta sexta (18), foram aplicadas 1.841 doses de imunizantes contra Covid-19, poliomielite e outras vacinas, em seis estações

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e o Rotary Club realizaram, nesta sexta-feira (18), uma ação conjunta para incentivar a vacinação da população da cidade. A iniciativa contemplou a imunização contra Covid-19, assim como contra a poliomielite e a multivacinação, além de ofertar a atualização da carteira de vacinação.

Ao todo, foram aplicadas1.841 doses de vacina, sendo 1.155 contra Covid-19, além de 295 doses contra o vírus influenza e 391 doses contra poliomielite e outras doenças cobertas pelo Calendário Nacional de Vacinação. Participaram da ação as estações Paraíso, Jabaquara (linha 1 - azul), Sacomã, Vila Prudente (linhas 2 – verde e 15 – prata), Arthur Alvim e República (linha 3 – vermelha), no período das 9h às 16h.

Em São Paulo, a imunização contra a Covid-19 está disponível para todas as faixas etárias. Desde a última quinta-feira (17), a vacina está disponível para crianças acima de seis meses de idade com comorbidades, imunossuprimidas, com deficiência permanente e indígenas.

Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional (DA3) para pessoas com alto grau de imunossupressão, com mais de 18 anos, que tomaram a DA2 há pelo menos quatro meses.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado na capital. A SMS destaca que são elegíveis para a imunização contra a pólio, com a vacina injetável (VIP), crianças de dois, quatro e seis meses, e com a vacina oral (VOP), as de 15 meses e 4 anos de idade. No caso de dúvidas sobre o histórico vacinal ou carteiras atrasadas, os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para orientação, independentemente da idade.

Na multivacinação, além da VIP e da VOP, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas oferecem as vacinas contra Covid-19, poliomielite e as demais presentes no calendário nacional, gratuitamente e sem necessidade de agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.

Os cidadãos podem consultar o endereço da unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.