Prefeitura entrega novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas na região Sul

Caps Álcool e Drogas Paraisópolis terá capacidade para atender 400 pessoas por mês

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou na manhã desta sexta-feira (18), o 102º Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, sendo o 35º da modalidade Álcool e Drogas (AD) da capital. O Caps AD III Paraisópolis tem capacidade para atender 400 pessoas por mês e será mais um equipamento estratégico da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que funcionará com um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por uma equipe multiprofissional, que atuará de forma transdisciplinar.

O prefeito Ricardo Nunes falou do investimento e destacou a importância de equipamentos como esse para tratar da saúde mental das pessoas numa cidade complexa como São Paulo. “É super importante a entrega desse Caps AD III, um espaço comunitário com atendimento multiprofissional que permite a interação e o diálogo, inclusive com oficinas. Esse acolhimento é fundamental porque a gente vê a necessidade cada vez maior de cuidar da saúde mental das pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas. Um trabalho conjunto entre as secretarias Municipal da Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. É um equipamento que vai custar 550 mil reais por mês e nós batemos a meta que era a de abrir mais seis até 2024”, destacou o prefeito.

Com essa nova unidade, a SMS amplia o atendimento especializado para pessoas com problemas relacionados ao consumo abusivo de álcool e outras drogas. “A entrega desse equipamento nos dá muita satisfação porque é mais um reforço para acolher de forma humanizada as pessoas que vivem nessa situação tão grave que é a dependência do uso abusivo de drogas. Somente na região Sul a prefeitura já entregou 25 Caps, sendo oito em Álcool e Drogas, oito Infanto Juvenil e nove adultos”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O investimento total foi de R$ 1.722.554,26. O equipamento será gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, com 55 colaboradores, incluindo médico clínico, médicos psiquiatras, psicólogo, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educador físico, farmacêutico, técnico de farmácia, oficineiro, agentes de ação social, assistentes administrativos e copeira. O prédio possui 29 salas e, dentre vários ambientes, três consultórios, uma sala para o acolhimento dos usuários, uma sala de grupo e área externa de convivência.

O Caps atua em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários e familiares. O usuário que procura o serviço é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) específico para as suas necessidades e demandas.

O Caps atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. O novo equipamento está localizado na Avenida Flavio Américo Maurano, 331, na Fazenda Morumbi, e funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento, inclusive com grupos e oficinas, e nos finais de semana e feriados para os pacientes admitidos em acolhimento integral.

 A foto mostra um ambiente de atendimento com três leitos hospitalares, uma pia e armários. A sala é ampla e bem iluminada, com portas de vidro que tomam uma parede inteira e mostram, do lado externo, uma paisagem verde, com plantas e árvoresSala de atendimento do novo Caps AD III Paraisópolis