Saúde entrega mais de sete mil aparelhos auditivos para pacientes da rede municipal

Programa Avança Saúde Auditiva intensifica serviços de avaliação e acompanhamento auditivos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, neste ano, 7.797 aparelhos auditivos para pacientes da rede municipal, com expressiva contribuição do programa Avança Saúde Auditiva. A ação teve início em maio deste ano com o intuito de ampliar o atendimento e acelerar a avaliação multiprofissional em reabilitação auditiva nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), e para entregar aparelhos auditivos, quando indicado.

Ao todo, 2.432 avaliações foram realizadas no município desde o início do Avança Saúde Auditiva. São feitos diversos procedimentos com foco no diagnóstico da audição por meio de consulta com o médico otorrinolaringologista, avaliação audiológica e início do tratamento, se necessário.

De acordo com a Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria de Atenção Básica, 75% da demanda é composta por pessoas com mais de 60 anos de idade. “Movimentamos nossa rede de Centros Especializados em Reabilitação com o intuito de ofertar aparelhos auditivos para quem precisa, oferecer acompanhamento com profissionais do SUS [Sistema Único de Saúde], além de reduzir as demandas já existentes”, destaca a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde do município, Sandra Sabino.

O eletricista Orlando Mantuano, 74 anos, é um dos tantos cidadãos contemplados com um aparelho auditivo. Ele recebeu encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Lapa para ser atendido pelo CER III Carandiru, após queixa de perda de audição. “É horrível ter a sua audição diminuindo ao longo do tempo. Me sinto grato pelo acolhimento e aparelho auditivo disponibilizado”, conta o paciente, que já passou outras duas vezes na unidade para novas avaliações da sua audição.

A dona de casa Virginia Teixeira de Azevedo, 49 anos, relatava ouvir um som abafado ao longo de dois anos. Ela recebeu encaminhamento para passar pelo Avança Saúde Auditiva no CER III Penha, onde não foi constatada a necessidade de uso de aparelho auditivo. “Apesar de não ser necessário o uso do aparelho, sigo com o acompanhamento na unidade. Tenho passado por testes de fonoaudiologia rotineiramente e sinto que estou evoluindo bem”, diz.

O Avança Saúde Auditiva ocorre nos CERs da cidade de São Paulo, conforme agendamento nas UBSs, que são a porta de entrada para o acompanhamento na rede municipal de saúde. Os munícipes podem encontrar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.