Capital paulista começa a vacinar na próxima quinta (17) crianças a partir de 6 meses com comorbidades contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu 34.840 doses da Pfizer pediátrica, única autorizada pela Anvisa para imunização desta faixa etária

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que iniciará, na próxima quinta-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 de crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades – imunossuprimidos e com deficiência permanente – além de indígenas.

Esses grupos receberão a chamada Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A capital recebeu 34.840 doses da vacina Pfizer pediátrica.

A distribuição para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede do município será feita na próxima quarta-feira (16). O esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deve ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira pode ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

Os responsáveis pelas crianças devem apresentar, nessa primeira fase da vacinação, comprovantes de condição de risco, ou seja, receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades ou as outras condições previstas. Tais documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com CRM, e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Doses remanescentes

Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) deste ano, o município de São Paulo tem 367.439 crianças nessa faixa etária (público geral). A vacinação ocorrerá nas UBSs, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, nas UBSs integradas, das 7h às 19h. Caso existam doses remanescentes da vacina próximo ao final das atividades de cada dia nas unidades, as demais crianças dessa faixa etária podem tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região (deve ser apresentado comprovante de endereço para inscrição prévia).

A Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público, segundo o Ministério da Saúde.

"A cidade de São Paulo está cada vez mais próxima de ter toda a população vacinada. É um importante avanço na prevenção e no controle da Covid-19 na capital", lembrou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Os endereços das UBSs podem ser consultados na página Vacina Sampa.