Saúde promove I Seminário sobre longevidade na CRS Norte

O encontro reuniu profissionais de saúde para discutir os desafios da longevidade; a Ursi Santana Jaçanã idealizou e organizou o evento na última quarta-feira (9)

Envelhecer com qualidade de vida é um processo que exige atenção na prevenção de doenças. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, realizou na última quarta-feira (9), o I Seminário intitulado “Os desafios da longevidade”, com o intuito de discutir os cuidados e o acolhimento a esta população.

O evento foi idealizado pela equipe multidisciplinar da Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi) Santana Jaçanã, localizada na zona norte, e contou com a presença de psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, geriatras, gerontologistas, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde (ACSs), funcionários do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), assistentes administrativos, além de gestores e profissionais de saúde de outros equipamentos da região.

Para Tábata Cruz de Barros, gerente da Ursi Santana Jaçanã, o seminário, que foi adiado por dois anos em decorrência do surgimento da pandemia de Covid-19, nasceu para debater com outros profissionais da rede municipal de saúde temas como síndromes demenciais e qualidade de vida; saúde mental e envelhecimento pós-pandemia; isolamento social e os impactos pós-pandemia; ressignificação da velhice; envelhecimento ativo; entre outros.

“Acredito que essa ideia do seminário foi uma escolha muito feliz e acertada, tanto no sentido de trazer aos profissionais de saúde novos conhecimentos e novidades da área de gerontologia, como responder algumas questões relacionadas ao envelhecimento da população da cidade”, afirmou a profissional.

Atendimento aos idosos da capital

Neste sentido, é importante destacar que os idosos da capital têm acesso aos serviços especializados, usando como porta de entrada as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são responsáveis pelo acompanhamento do histórico de saúde desta população. As Ursis desempenham papel fundamental no envelhecimento saudável dos munícipes. São elas que atendem pessoas com diagnósticos distintos, desde pacientes em reabilitação de acidente vascular cerebral (AVC) até idosos com diferentes demências.

Segundo o geriatra Victor Moreira, especialista que atende os idosos na Ursi Santana Jaçanã, a velhice de uma pessoa exige o envolvimento e o cuidado de toda a família. O envelhecimento é um processo degenerativo que compromete as capacidades cognitivas do indivíduo, por isso a necessidade de reabilitação é imprescindível para manter ativos e saudáveis pessoas idosas. Outro ponto defendido pelo médico, é manter o cuidado e o acompanhamento das crianças, pois assim a longevidade delas estará garantida.

“O idoso tem pequenas perdas ao longo da vida, inclusive, a própria qualidade de vida. Dessa maneira, o trabalho que fazemos nas Ursis de sensibilização e conscientização dos familiares e cuidadores é importantíssimo”, comentou. O mundo está vivendo um período de muito individualismo, então criar a cultura do cuidar desde a mais tenra idade é fundamental”, completou Moreira.

Para atender aos idosos da capital, além das Ursis, a SMS disponibiliza aos munícipes equipes multidisciplinares e programas como o PAI. Para acessar os serviços especializados de atendimento aos idosos, consulte uma UBS mais próxima de sua casa, ou acesse a plataforma Busca Saúde.