Alimentos: veja os cuidados na hora de comprar

Prestar atenção na aparência, cheiro e data de validade dos produtos são dicas importantes na hora de fazer as compras

Identificar situações que possam oferecer risco à saúde, especialmente ao adquirir produtos alimentícios, é essencial para evitar intoxicações. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), separou algumas dicas fundamentais a serem consideradas na hora de comprar alimentos.

Para começar, o ideal é fazer uma lista de todos os produtos que você precisa, considerando se há espaço suficiente no refrigerador e/ou freezer para os alimentos que precisam ser conservados em temperaturas frias para não comprometer a qualidade, como é o caso das carnes, peixes, iogurtes, alguns tipos de queijo e de leite, entre outros.

Se possível, separe suas compras por grupos: mantenha os materiais de higiene e limpeza separados dos alimentos. Verifique os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação adequadas dos produtos comercializados embalados.

Ao comprar produtos de origem animal, como carnes, peixes, aves, mel, ovos, leites e seus derivados, verifique se possuem dados quanto a procedência, como a indicação do fabricante e o número de registro no órgão oficial.

As carnes cruas e os vegetais precisam ser colocados dentro de sacos plásticos bem fechados para evitar que os líquidos e os resíduos desses alimentos contaminem outros produtos.

Não adquira alimentos prontos para consumo (carnes assadas, tortas, farofa, feijoada, sanduíches, sobremesas, entre outros) se estiverem expostos em temperatura ambiente. Alimentos quentes devem ser adquiridos bem quentes e alimentos frios sempre bem frios.

Fique atento e não compre alimentos que estejam nas seguintes circunstâncias:

• latas estufadas, amassadas ou com pontos de ferrugem;
• vidros com a tampa amassada ou enferrujada;
• vidros com líquido turvo, espuma ou presença de depósitos estranhos não característicos do produto;
• embalagens a vácuo que apresentem bolhas de ar, líquido ou aberturas;
• embalagens UHT estufadas, amassadas, com a aba solta, tampa aberta ou lacre violado;
• embalagens de papel ou plástico danificadas;
• produtos industrializados sem rótulo ou com dizeres de rotulagem apagados.

Vale destacar que o estabelecimento deve estar organizado, limpo e sem vestígios de moscas, formigas, baratas, roedores e pombos. Além disso, é importante que os funcionários que manipulam alimentos estejam com os cabelos protegidos por toucas ou redes, sem adornos (anéis, brincos, colares, relógios, piercings ou pulseiras) e com as unhas bem aparadas e sem esmalte.

Mais informações podem ser obtidas na página da Vigilância Sanitária.