Doenças cardiovasculares: entenda os perigos à população masculina

Hábitos pouco saudáveis, tabagismo e o abuso do uso de álcool potencializam os problemas no coração entre este público

O mês de novembro é um símbolo na conscientização e sensibilização dos homens para a sua saúde. Neste período é realizada a campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, durante todo o ano a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, informa e previne a população masculina sobre outras doenças tão graves quanto os tumores, entre elas as cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são as principais razões de óbitos no mundo. No Brasil, respondem por 30% das mortes, principalmente entre os homens. Estas doenças consistem em disfunções – congênitas ou provocadas – no coração e nos vasos sanguíneos. Entre as DCV mais comuns estão:

• cardiopatia congênita;
• arritmia cardíaca (alterações nos batimentos cardíacos);
• insuficiência cardíaca;
• pressão alta;
• ataque cardíaco (infarto);
• aneurisma de aorta abdominal;
• miocardite;
• angina.

Existem fatores genéticos que contribuem para o surgimento destas doenças, mas um dos que mais afeta a saúde do coração é a manutenção de hábitos de vida pouco saudáveis. Em geral, homens que mantêm uma dieta inadequada, negligenciam a prática de atividades físicas, são tabagistas e fazem consumo exagerado de álcool têm uma tendência maior a desenvolver as DCV.

Prevenção de doenças cardíacas

Cuidar do coração deve ser um compromisso de qualquer pessoa que almeja viver bem. Contudo, a população masculina está entre as que menos buscam pelos serviços públicos de saúde. Avaliações clínicas de rotina nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital são importantes auxiliares no diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, por meio da atuação de equipes multidisciplinares.

Outra ação importante que ocorre nas UBSs são as buscas ativas para aferição de pressão arterial, medição de peso, altura, circunferência abdominal, além de sugestões e orientações sobre hábitos saudáveis relacionados à prevenção de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares.

Vale ressaltar que, em caso de sintomas de doenças cardíacas, os homens da capital podem comparecer ao equipamento de saúde mais próximo da sua residência para avaliações médicas.

Os endereços das unidades podem ser encontrados por meio da ferramenta Busca Saúde.