Rotavírus: saiba mais sobre a doença e a vacina para evitá-la

O imunizante é aplicado aos dois e quatro meses de vida das crianças; um dos sintomas da patologia é a diarreia com consistência aquosa

Por serem mais vulneráveis aos vírus e por terem um organismo em desenvolvimento, as crianças estão mais suscetíveis a contrair algumas doenças. Uma delas é a rotavirose, doença diarreica causada pelo rotavírus. No público infantil, principalmente até os cinco anos de idade, este organismo é uma das principais causas de diarreia grave, que geralmente, vem acompanhada de febre e desidratação.

Por isso, sinais como diarreia com aparência aquosa, gordurosa e repentina devem ser observados com atenção durante os primeiros meses de vida dos bebês. Embora a maior incidência da doença seja em crianças, vale lembrar que ela pode acometer qualquer pessoa.

Vacinação infantil

A doença provocada pelo rotavírus e seu agravamento podem ser evitados por meio de vacina. Na capital, o imunizante está disponível nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os bebês recebem duas doses por via oral, sendo a primeira aos dois meses e segunda aos quatro meses.

Deve-se estar atento para não atrasar a primeira e nem a segunda dose, pois esta é a única vacina do calendário que tem prazo máximo para ser feita, do contrário a criança ficará desprotegida.

Para vacinar as crianças, os pais/responsáveis devem comparecer a UBS mais próxima e apresentar documento de identificação (preferencialmente com CPF) do menor, além da carteira de vacinação para completar ou atualizar o esquema de imunização.

Transmissão do rotavírus

Ao todo, existem sete tipos do rotavírus, mas apenas três infectam os seres humanos. A principal transmissão é fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do doente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

Por isso, além da vacinação, as medidas para evitar a rotavirose são a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro. Além disso, é fundamental ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada.

Para manter a caderneta de vacinação das crianças atualizadas, procure a UBS mais próxima. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.