Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Unidades Sentinelas, exame de Papanicolau, Semana de Prevenção do Câncer Bucal, conjuntivite e triagem auditiva neonatal são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde implanta seis novas Unidades Sentinelas que identificam doenças respiratórias
O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionado a Populações Expostas à Poluição do Ar do Município de São Paulo (Vigiar), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), coloca em funcionamento a partir desta terça-feira (1º) seis novas Unidades Sentinelas (USs) na capital.

2. Papanicolau: exame preventivo detecta lesões no colo do útero
O câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, perdendo apenas para os de mama e colorretal. O exame preventivo conhecido como exame de Papanicolau, no entanto, pode salvar as vidas de muitas mulheres. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem este exame preventivo à toda população feminina da cidade. De janeiro a agosto de 2022, foram realizadas 378.012 coletas de Papanicolau na rede municipal. A coleta do exame acontece sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento.

3. Semana alerta para câncer bucal
Instituída em 2015, a semana nacional de prevenção do câncer bucal (1 a 7 de novembro) alerta para a importância da detecção precoce deste tipo de neoplasia, além dos cuidados para preveni-la. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2020 o Brasil registrou 15.190 novos casos de câncer de boca, sendo 11.180 em homens, que também foram as principais vítimas fatais da doença. Para 2022, o Inca estima que o Brasil também tenha mais de 15 mil casos novos da doença.

4. São Paulo realiza mais de 342 mil triagens em recém-nascidos para identificar perda de audição
Um diagnóstico precoce pode mudar a vida de bebês, crianças e até adultos que foram identificados com alguma deficiência auditiva ao nascer. Esse é o objetivo da triagem auditiva neonatal, realizada em 15 hospitais e maternidades da rede da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Entre janeiro de 2016 e agosto deste ano, foram realizadas 342.756 triagens, que são testes feitos em recém-nascidos a fim de identificar bebês com maior chance de perda de audição e que precisam ser encaminhados rapidamente para o diagnóstico.

5. Conjuntivite: sintomas, tratamento e prevenção
A conjuntivite consiste na inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. As conjuntivites podem ser de vários tipos de acordo com o agente causador, podendo ser: viral, bacteriana, alérgica, química, entre outras. No entanto, as virais são as mais comuns e responsáveis pela maioria dos surtos e epidemias, uma vez que são altamente contagiosas.