Saúde celebra o Dia Nacional do Surdo e destaca a importância da data

A rede municipal conta com Centros Especializados em Reabilitação (CERs) prontos para o atendimento desta comunidade

Celebrado em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo surgiu com o objetivo de trazer reflexão e abrir espaço para o debate acerca da inclusão dessa população. A data surgiu a partir lei nº 11.796/ 2008 e tem como objetivo promover a conscientização em relação aos direitos e à luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Anteriormente, a lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como comunicação e expressão, uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos.

Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) prestam assistência a pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. O atendimento inclui do diagnóstico ao fornecimento do aparelho auditivo, com acompanhamento fonoaudiológico pela rede municipal de saúde. O acesso a este serviço acontece por meio das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As causas da surdez podem variar desde herança genética, infecções congênitas. Uma das maneiras de prevenir a surdez, ainda na gestação, é a imunização por meio das vacinas. Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, a rede municipal de saúde oferece à toda população imunizantes que protegem contra diversas doenças, entre elas a rubéola, uma das responsáveis pelo desenvolvimento de deficiência auditiva dos bebês.

Os endereços dos equipamentos da rede municipal podem ser consultados na página Busca Saúde.