Imunização acontece nas UBSs, AMAs/UBSs Integradas e megapostos da capital nesta segunda (26)

Contra a poliomielite, crianças de um ano até 4 anos e 11 meses de idade estão elegíveis para tomar a vacina; o imunizante contra o HPV também está disponível para o público infantil, confira os critérios

Nesta segunda-feira (26), a vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite, além das imunizações previstas no Calendário Nacional de Vacinação, prosseguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e megapostos na capital.

Na vacinação contra a Covid-19, as crianças de 3 a 4 anos sem comorbidades já podem receber a primeira dose da vacina Coronavac. Para isso, os responsáveis deverão apresentar documento de identificação (preferencialmente com CPF) do menor. A segunda dose é aplicada 28 dias após a primeira.

Vale destacar que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

A segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade. Para receber o imunizante, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (DA1) há pelo menos quatro meses. Já a terceira dose adicional (DA3) está disponível para as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, seguindo o mesmo critério de prazo.

A população com 18 anos ou mais que iniciou o esquema vacinal com o imunizante da Janssen já pode receber a terceira dose adicional, desde que tenha tomado a segunda dose adicional há pelo menos 4 meses.

Multivacinação infantil

UBSs e AMAs/UBSs Integradas realizam também a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a ampliação da oferta da vacina contra o HPV para os meninos de 9 e 10 anos de idade (antes restrita à faixa de 11 a 14 anos). Para meninas, a vacina continua disponível na faixa de 9 a 14 anos. Além disso, adolescentes de 13 e 14 anos, de ambos os gêneros, também podem ser imunizados contra o meningococo ACWY, vacina antes voltada apenas à faixa etária de 11 a 12 anos. Essa última medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Imunização contra gripe, sarampo e poliomielite

A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses.

Para a vacina contra o sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Contra a poliomielite, a Secretaria Municipal da Saúde participa, até 30 de setembro, da campanha nacional de vacinação, para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP).

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece todos os dias da semana em unidades de saúde e demais endereços. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

26 de setembro de 2022 (segunda-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.