Alergia: conheça os principais tipos e como evitar

Quadros alérgicos podem se manifestar de diversas formas, com o surgimento de sintomas cutâneos, respiratórios ou gastrointestinais

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma substância, inseto, alimento, medicamento, perfume e outras substâncias externas, como poeira e poluição. As reações podem ser leves, como coceira e vermelhidão na pele, ou graves, com inchaços e até dificuldades para respirar. Os tipos mais comuns de alergia são:

Alergia alimentar: ocorre normalmente na infância, porém pode acontecer em qualquer estágio da vida, já que qualquer alimento novo que comemos pode desencadear reação alérgica, manifestando-se com inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos, rouquidão e pele áspera e irritadiça. Muitas crianças se livram das alergias a alguns alimentos no decorrer do crescimento. Segundo o Ministério da Saúde (MS), alimentos como leite, ovos, trigo, amendoim, frutos do mar e frutas secas podem desencadear alergias.

Alergia respiratória: pode ser causada por diversos fatores, como fumaça, poluição, ácaro e poeira, por exemplo, que provocam doenças respiratórias como rinite, asma ou sinusite. Os sintomas incluem espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, tosse e dores de cabeça.

Alergia medicamentosa: neste caso, o sistema imunológico reage a um medicamento como se fosse uma substância estranha. Os sintomas podem variar de efeitos mais moderados, como náusea e vômitos, à anafilaxia (dificuldades respiratórias).

Alergia cutânea (da pele): pode estar relacionada a mudanças de temperatura, banhos quentes e o contato da pele com determinados tipos de tecido ou substâncias que levam a sintomas de sensibilidade, vermelhidão, ressecamento e descamação.

Alergia a picada de insetos: os insetos que mais causam alergias são formigas, carrapatos, pulgas, abelhas, pernilongos e mosquitos borrachudos. Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão e coceira no local.

É importante prevenir o surgimento dessas alergias. Pensando nisso, alguns cuidados são indispensáveis, como manter a casa limpa, arejada e bem ventilada, hidratar a pele após o banho, tomar banhos curtos e com a temperatura morna. Se o alimento for o causador da alergia, o ideal é evitar o consumo.

Além disso, em caso de sintoma grave é indicado ligar imediatamente para o Samu pelo 192 e seguir todas as instruções até a chegada da ambulância.

Toda alergia tem tratamento. Procure uma das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo.