Secretaria Municipal da Saúde lança Boletim Monkeypox

Publicação traz dados sobre total de casos confirmados, percentual de internações e orientações sobre sintomas e formas de transmissão da varíola símia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou nesta quinta-feira (11) o Boletim Monkeypox, com informações sobre os casos de infecção pela varíola símia na capital. Entre as informações do boletim, que será publicado de segunda a sexta-feira na página da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) no site da SMS, estão o número total de casos confirmados, descartados, prováveis e em investigação, além do percentual de hospitalizações decorrentes da doença.

A publicação, compilada a partir de dados dos bancos oficiais de notificação dos casos, também traz dados demográficos como faixa etária e sexo das pessoas infectadas, além de orientações sobre como identificar os sintomas e esclarecimentos sobre as formas de transmissão.

“A monkeypox entra no rol das doenças de notificação compulsória e imediata, para as quais é necessário manter vigilância e ações de enfrentamento assertivas. Como a informação é parte essencial disso, teremos diariamente o Boletim Monkeypox, por meio do qual profissionais de saúde, jornalistas e toda a população poderão ter acesso aos principais dados sobre o tema”, comenta o coordenador da Covisa, Luiz Artur Caldeira.

Ações incluem fluxograma de atendimento, comitê técnico e busca ativa
Desde maio, com o registro dos primeiros casos no mundo, a Covisa deflagrou alertas para a rede municipal, com orientações para busca ativa e monitoramento de casos suspeitos nos serviços de saúde. Posteriormente, foram adotadas outras medidas para conter a disseminação do vírus, como elaboração de fluxograma de atendimento, protocolo de assistência laboratorial e capacitações, como a realizada em 2 de agosto pelo canal de YouTube da prefeitura, dirigida a profissionais e gestores de saúde e educação, esclarecendo medidas a serem adotadas para conter o avanço da doença no munícipio.

O primeiro caso de monkeypox na cidade foi registrado no dia 9 de junho, e até esta sexta (12), o total de pacientes confirmados é de 1.425, de acordo com o Boletim Monkeypox. O atendimento para os casos suspeitos de infecção vem sendo realizado em toda a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prontos-socorros e prontos atendimentos da capital.

O Boletim Monkeypox pode ser acessado na página especial sobre monkeypox criada pela Covisa.