Capital prossegue com vacinação contra Covid-19 e outras doenças nesta segunda (15)

Segunda dose adicional está disponível para pessoas com mais de 18 anos; campanhas contra gripe, poliomielite e sarampo também têm continuidade nas UBSs

Nesta segunda-feira (15), a vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite segue na capital.

A segunda dose adicional (DA2) da vacina contra a Covid-19 está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade. Para receber o imunizante, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (DA1) há pelo menos quatro meses. Já a terceira dose adicional (DA3) está disponível para as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, seguindo o mesmo critério de prazo.

A população com 18 anos ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com o imunizante da Janssen, já podem receber a terceira dose adicional, desde que tenham tomado a segunda dose adicional há pelo menos 4 meses.

Para o público infantil, crianças de 3 a 4 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de indígenas podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para isso, os responsáveis deverão apresentar documento de identificação (preferencialmente com CPF) do menor. Para comprovação das condições de saúde, é necessário apresentar comprovante de condição de risco, como receitas ou relatórios físicos ou digitais, desde que haja identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão.

Vale destacar que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

Vacinas contra gripe, sarampo e poliomielite
A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade. Para a vacina contra o sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Contra a poliomielite, a SMS, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, realiza, até 9 de setembro, a campanha nacional de vacinação, para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP).

Multivacinação infantil
AMAs/UBSs Integradas realizam também a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização permanente de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

15 de agosto de 2022 (segunda-feira)

Megapostos: Vacinação Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 8h às 17h

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 7h às 19h

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 7h às 19h

Os endereços dos postos e o esquema completo de vacinação contra a Covid-19 podem ser consultados na página Vacina Sampa.