Aleitamento materno beneficia tanto o bebê quanto a mãe

Leite materno deve ser exclusivo até os seis meses do bebê, sem o oferecimento de outros alimentos

A amamentação tem um papel muito importante na vida do bebê, uma vez que o leite materno é rico em anticorpos capazes de proteger contra diversas doenças tais como otites (dor de ouvido), alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites.

Os recém-nascidos devem ser amamentados na primeira hora após o parto, a fim de se beneficiar do colostro, um leite amarelado e grosso produzido pela mãe nos primeiros dias após o nascimento, repleto de proteínas e nutrientes.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o bebê seja amamentado até os dois anos de vida. Até os seis meses, o aleitamento materno deve ser exclusivo, ou seja, não é necessário oferecer nenhum outro líquido ou alimento, uma vez que o leite da mãe contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e nutrientes que lactante necessita nessa fase. Após os seis meses, a amamentação deve ser continuada, junto à introdução de outros alimentos recomendados pelo médico pediatra.

Amamentar também traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como diminuição no sangramento pós-parto, redução nas chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. Outro ponto positivo é que a prática ajuda a mãe a perder peso mais rápido.

Além do leite materno ser uma excelente fonte de nutrientes para o bebê, amamentar favorece a relação afetiva mãe-filho e contribui para o crescimento seguro e tranquilo da criança.
Antes de amamentar, é importante que a mãe lave bem as mãos e evite o uso de desodorantes com fragrância e perfume. Quanto mais frequente for a mamada, mais leite será produzido.

É comum sentir dor no início, até que ambos encontrem a posição mais adequada. No entanto, a amamentação não deve ser um processo doloroso. Por isso, em caso de dúvidas a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para receber informações sobre a pega correta e posições mais confortáveis.

Os endereços dos equipamentos de saúde da rede municipal podem ser consultados na página Busca Saúde.