PrEP e PEP: o que são e para que servem

Ambas as profilaxias são oferecidas a pessoas com risco de infecção pelo HIV na capital

O uso de antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), oferecidos por meio da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são exemplos de como o uso de tecnologia em medicina a serviço da prevenção pode evitar que novas pessoas se infectem pelo vírus HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.

PrEP

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a PrEP para pessoas com maior risco de infecção pelo HIV, como gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e outro não).

Desde 2018, ano em que a rede municipal de saúde iniciou a oferta gratuita de PrEP à população, 19.010 cidadãos já foram atendidos e 81.203 PrEPs foram entregues aos munícipes da capital por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), Rede Sampa Trans, Prontos Socorros Municipais (PSMs), Prontos Atendimentos (PAs) e pelo projeto PrEP na Rua.

O Projeto PrEP na Rua leva à cidade de São Paulo equipes de profissionais da saúde que distribuem kits de autotestagem para HIV, realizam testes rápidos e entregam medicamentos gratuitamente. Desde 2018, um total de 900 testes rápidos foram realizados, 6.000 kits de autotestagem já foram entregues e 470 PrEPs distribuídas à população durante as ações extramuros.

Vale ressaltar que a PrEP não imuniza contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); portanto, outros meios de proteção como o uso de preservativo interno e externo devem ser combinados.

PEP

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva de urgência que atende pessoas expostas ao vírus da Aids por diversos motivos: relação sexual consentida (quando o preservativo rompe, escapa ou não é usado), exposição ocupacional e violência sexual, por exemplo. A profilaxia é oferecida na capital em diferentes estabelecimentos de saúde desde 2010. De 2017 até maio de 2022, a rede de saúde municipal registrou um total de 78.111 tratamentos realizados com a PEP.

Em 2021, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), 76% dos casos de infecção pelo HIV na capital estavam associados à exposição sexual consentida. Segundo os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), do MS, para que a PEP tenha mais eficácia é importante que a pessoa exposta inicie o tratamento o mais rápido possível, de preferência em até 72 horas após o contato com o vírus.

Os endereços de todos os equipamentos da rede municipal de saúde podem ser acessados na página do Busca Saúde.

Para mais informações sobre PrEP consulte aqui.

Para mais informações sobre PrEP consulte aqui.