Hospital veterinário público da zona oeste começa a funcionar nesta sexta-feira (1º)

Unidade tem capacidade para cerca de 3,5 mil atendimentos mensais e será a quarta do gênero na cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta quinta-feira (30) a abertura do quarto hospital veterinário público da capital. A unidade está instalada no Butantã, zona oeste da capital, e começa a atender ao público a partir desta sexta-feira (1º).

A nova unidade passa a funcionar na Universidade de São Paulo (USP) por meio de um convênio estabelecido entre a prefeitura e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O local tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês. O hospital conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, e centro cirúrgico, além de serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem.

“É um hospital que terá nove médicos veterinários especialistas, 27 médicos veterinários residentes, 20 estagiários, 17 integrantes da equipe de apoio, entre auxiliares veterinários, recepcionistas, assistente social e técnicos em radiologia. Essa equipe vai trabalhar em conjunto com o corpo docente aqui da USP, que são cerca de 100 profissionais de diversas áreas do conhecimento da medicina veterinária”, pontuou o prefeito Ricardo Nunes durante o evento.

Atendimento em todas as regiões

O secretário Luiz Carlos Zamarco ressaltou a importância do novo hospital para levar atendimento veterinário gratuito a todo o município. “Com esse equipamento no Butantã, teremos hospitais com atendimento gratuito para os animais nas quatro regiões da cidade”, disse. “A produção de atendimentos veterinários nos hospitais tem sido bastante expressiva, o que também nos deixa muito contentes. Em 2021, fizemos mais de 122 mil atendimentos. Queremos superar esse número em 2022, com mais hospitais na cidade”, acrescentou.

A capital já dispõe de outros três hospitais veterinários públicos, sendo um na zona leste, outro na zona norte e um terceiro na zona sul, com serviços gratuitos e atendimento exclusivo aos munícipes da cidade de São Paulo.

O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais. Há triagem social prévia. Diariamente, são atendidos todos os casos de urgência e emergência. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada.

Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Para o secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, houve muita expectativa nessa enorme parceria. “Eu vi ser criada e organizada. Eu vejo a dedicação de vocês há tantos anos nesse projeto. Isso é progresso”, afirmou.

Participaram também da inauguração vereadores e autoridades dos governos municipal e estadual.

De acordo com a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, a parceria com uma universidade conceituada é de extrema importância para o município de São Paulo, pois amplia e qualifica o atendimento prestado à população paulistana. "Agora estamos cobrindo as quatro macrorregiões da capital e já anunciando a quinta unidade de hospital veterinário municipal. Essa é uma enorme conquista para os animais", disse Analy.

Para o atendimento, é necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos de idade, resida na capital e apresente os documentos obrigatórios em seu nome. Os endereços das unidades e a lista dos documentos necessários estão disponíveis no site da prefeitura.