Vacinação de Covid-19, gripe, poliomielite e sarampo prosseguem na capital

Pessoas com mais de 45 anos podem tomar segunda dose adicional contra o coronavírus; contra a gripe, todos com mais de seis meses estão aptos

Nesta quinta-feira (23), a rede municipal prossegue com as campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

Para receber os imunizantes, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, das 8h às 17h.

Na vacinação contra o coronavírus, estão elegíveis para a terceira dose adicional (DA3) pessoas imunossuprimidas com mais de 50 anos, desde que tenham tomado a segunda dose adicional (DA2) há pelo menos quatro meses. O mesmo critério vale para a DA2, que a partir de hoje é estendida para as pessoas com mais de 45 anos de idade.

Para quem tomou a primeira dose com a vacina da Janssen, novas doses estão disponíveis, observados os seguintes critérios: pessoas com mais de 18 anos de idade podem tomar a segunda dose de reforço (terceira aplicação), desde que tenham recebido a primeira dose de reforço (segunda aplicação) há pelo menos quatro meses.

Para quem tem mais de 40 anos também estará disponível a terceira dose de reforço (quarta aplicação), observado o mesmo prazo. Mulheres que estejam grávidas ou puérperas deverão receber exclusivamente imunizantes Pfizer ou Coronavac; para gestantes e puérperas que estejam imunossuprimidas, a indicação é para que tomem exclusivamente o imunizante da Pfizer.

Vale destacar que o imunizante contra a Covid-19 também está disponível para as crianças de 5 a 11 anos de idade. Adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a dose de reforço do imunizante, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses

Vacina contra a gripe
No caso da vacina da gripe, ela está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade. O objetivo, com a chegada do inverno, é atingir 90% de cobertura vacinal com este imunizante.

Vacina contra sarampo e poliomielite
Podem receber o imunizante contra sarampo as crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar. Os dois imunizantes estão sendo aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

As doses contra sarampo e Covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Dessa forma, o imunizante contra Covid-19 deve ser priorizado e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

23 de junho de 2022 (quinta-feira)

Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos podem ser consultados na página Vacina Sampa.