São Paulo oferece tratamento para quem quer parar de fumar

UBSs de São Paulo dispõem de acolhimento e tratamento para quem quer vencer o vício em cigarro

A data de 31 de maio é lembrada como o Dia Mundial Sem Tabaco. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes provocadas pelo fumo. O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas patologias do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar, o Programa Cessação de Tabagismo, promovido pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo. Na rede municipal de saúde, esse atendimento é feito regularmente pela Coordenadoria de Atenção Primária, que está preparada para realizar o acolhimento e o acompanhamento da cessação do tabagismo. Desde o seu lançamento, em 2016, o programa já atendeu 9.250 usuários na capital.

“O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. As ações educativas, legislativas e econômicas no Brasil vêm gerando um aumento no número de pessoas que querem parar de fumar, o que evidencia a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo”, informa Liamar de Abreu Ferreira, coordenadora do Programa Cessação de Tabagismo na rede municipal da saúde.

Desconstrução de comportamentos e medicamentos
Com uma abordagem cognitiva/comportamental que entende o ato de fumar como um comportamento aprendido, desencadeado por determinadas situações e emoções, o modelo de intervenção é centrado na mudança de crenças e desconstrução de comportamentos que levam o indivíduo ao hábito. O tratamento na rede municipal acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Adultos (Caps AD). “A proposta e plano de metas do município é que todas as Unidades Básicas de Saúde e Caps AD forneçam o programa. Caso o munícipe procure tratamento e a UBS de referência não tenha implantado o programa, ele será direcionado à UBS mais próxima para o atendimento” explica a coordenadora.

Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo do SUS. O atendimento oferecido nas unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade. Nos encontros, são abordados temas que levam o usuário a compreender os motivos que o levam a fumar, os riscos deste consumo, os benefícios de parar de fumar e até como prevenir as recaídas.

O tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro contempla encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões podem ser organizadas em grupo ou individuais, coordenadas por profissionais de saúde de nível superior e uma equipe multiprofissional.

Na consulta, os profissionais de saúde analisam a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina e a eventual existência de comorbidades psiquiátricas. Também colhem a história clínica e se há indicação ou contraindicação de uso de medicamentos. O paciente que estiver em uso de qualquer tipo de medicamento será acompanhado em consultas subsequentes pelo profissional de saúde que o prescreveu.

O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da abstinência à nicotina. Para Liamar, estes não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com a abordagem do tratamento. São disponibilizados adesivo de nicotina, goma de mascar, pastilha e cloridrato de bupropiona, que, segundo o grau de dependência, pode ser administrado por quatro a seis meses.

Para apoiar quem quer parar de fumar, algumas UBSs também estão agregando ao tratamento técnicas de meditação, acupuntura, relaxamento, cromoterapia, auriculoterapia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).