Saúde inicia construção da UPA Vila Maria Baixa na zona norte da capital

Prefeito Ricardo Nunes assinou, nesta quarta-feira (11), ordem de serviço para obras de adequação de prédio que abrigava pronto-socorro

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinou, em evento realizado nesta quarta-feira (11), a ordem de serviço que dá início às obras de melhorias e adequações do prédio em que atualmente funciona o Pronto-Socorro Municipal Vila Maria Baixa. O local será transformado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Maria Baixa.

“Até 2017, nós não tínhamos nenhuma UPA na zona norte. Hoje, nós já temos cinco e vamos construir mais cinco até o final de 2024. Atualmente nós temos essa área com 854 metros quadrados e vamos passar para 2.500 metros quadrados, o que vai possibilitar atender 900 pessoas por dia numa condição muito melhor”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A adequação ocorre dentro do programa Avança Saúde SP, com recursos destinados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Municipal. Ao todo, serão investidos para as obras R$ 8.108.718,67. Desse montante de investimento, 60% são provenientes do BID e 40% da prefeitura. A previsão de entrega da nova unidade, que será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), é de até 12 meses.

O prefeito também autorizou obras de outros equipamentos de saúde que beneficiarão a região. “Nós estamos construindo a UPA do Jardim Peri, a UPA 21 de junho, a UPA do Parque Anhanguera e a UPA Santana, além das UBSs Jardim Antártica e Jardim Brasília. Uma ampliação enorme dos equipamentos da saúde. E isso precisa ser feito com responsabilidade fiscal e capacidade de gestão para fazer esse conjunto de ações”, ressaltou.

Essa transformação permitirá a ampliação e a qualificação da assistência na região da Vila Maria/Vila Guilherme, incorporando, além das especialidades existentes no pronto-socorro (clínica médica, cirurgia e pediatria), os serviços de ortopedia, psiquiatria e odontologia, dobrando a capacidade de atendimento.

A UPA contará com recepção, salas de triagem, consultórios pediátricos e adultos, salas de isolamento, leitos de observação e de isolamento pediátricos e adultos, leitos de urgência e emergência, sala de raio-X, sala de coleta laboratorial e sala de atendimento odontológico. Também haverá uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local.

Para garantir a assistência à população durante as obras, os atendimentos de urgência e emergência do pronto-socorro, junto das equipes médica, de enfermagem, serviço social e administrativa, serão realizados temporariamente no espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Guilherme. A UBS Parque Novo Mundo I também contará com pronto atendimento para acolhimento e avaliação segundo o grau de risco, com a possibilidade de transferência de casos de maior gravidade.

“Durante esse período de pré-reforma, nós tivemos um apoio muito grande tanto do Conselho Gestor quanto dos funcionários que colaboraram muito e deram várias opiniões. Todas as sugestões foram muito bem-vindas e isso propiciou darmos início a essa reforma de uma maneira organizada”, destacou o secretário Municipal da Saúde Luiz Carlos Zamarco.

Para Nelson Ferreira Filho, membro do Conselho Gestor do distrito de Vila Maria/ Vila Guilherme, essa boa interlocução fez a diferença. “Nós que vivenciamos, que estamos no dia a dia aqui podemos contribuir com o poder público com o objetivo de passar para eles as reais necessidades da população. Isso se reflete no que está acontecendo aqui hoje: grandes conquistas para a nossa região.”

A UPA Vila Maria Baixa funcionará no prédio do atual PSM Vila Maria Baixa, localizado na praça Engenheiro Hugo Brandi, 15, no bairro Parque Novo Mundo.