SUS da capital disponibiliza acupuntura para tratamento de dores físicas e emocionais

Pacientes de todas as idades podem fazer acupuntura; saiba mais sobre a prática

Conhecida e utilizada mundialmente, a acupuntura é um recurso terapêutico que promove a inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, locais escolhidos para prevenir e tratar doenças.

A prática é indicada para diversos casos, como processos inflamatórios, doenças respiratórias, neurológicas, sintomas emocionais e até psicológicos; trata tanto a dor física quanto a dor emocional, buscando o equilíbrio dos pacientes e promovendo uma melhor qualidade de vida.

São tratadas desde doenças físicas, ortopédicas, reumatológicas, como também doenças hormonais e patologias endocrinológicas, porque as agulhas estimulam, no sistema nervoso central, produções hormonais e ainda melhoram o humor das pessoas.

Vale ressaltar que a acupuntura não tem intenção de substituir nenhum outro tratamento clínico que o paciente esteja fazendo. Se alguma medicação estiver sendo tomada, ela deve ser mantida normalmente. A prática é utilizada como uma forma de tratamento complementar, de modo que potencializa a ação das medicações, inclusive podendo diminuir futuramente o número de fármacos utilizados.

Além disso, a acupuntura também é usada como uma forma de prevenir doenças. Mulheres, por exemplo, que estão na menopausa ou na pré-menopausa, podem fazer o tratamento para prevenir atrofia cutânea, ressecamento da pele, atrofia da mucosa vaginal e sintomas de fogachos, que são os “calores” comuns na menopausa.

Atendimento na rede municipal
Não existe contraindicação para a acupuntura. Pacientes de todas as idades podem fazer o tratamento, que é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo.

Para iniciar a prática, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicite informações sobre as unidades que oferecem o serviço de acupuntura na rede municipal de saúde. Os endereços das UBSs estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.

Para saber mais detalhes sobre a acupuntura, assista ao vídeo do programa “Saúde Zen”, da grade de conteúdo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no YouTube.