SUS é eleito o melhor serviço público da capital pelo segundo ano consecutivo

A pesquisa Datafolha aponta o Sistema Único de Saúde de São Paulo como um dos serviços mais bem avaliados pelos paulistanos

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi eleito pelos paulistanos, pelo segundo ano seguido, como o melhor serviço público da cidade de São Paulo. É o que mostra o resultado da pesquisa Datafolha publicado na revista “O Melhor de São Paulo – Serviços 2022”, encartada gratuitamente na edição deste sábado (30) do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, o SUS, o Poupatempo e o Metrô ficaram tecnicamente empatados devido à margem de erro máxima do levantamento do Datafolha, de três pontos percentuais para mais ou para menos. O sistema de saúde público foi apontado como o melhor serviço da capital por 11% dos entrevistados.

No entanto, somando as diversas menções diretas e indiretas ao SUS, o serviço atinge 22%. Além das citações explícitas ao SUS, os entrevistados votaram em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ainda mencionaram genericamente "postos de saúde", "saúde" e "hospital público", todos serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A pesquisa é feita anualmente desde 2015. Na primeira edição, o SUS teve 2% das menções. Já no ano passado, as referências ao sistema público de saúde somavam 23% (13% para o SUS) e, em 2020, 16% (6% para o SUS).

Segundo a publicação, esse crescimento está associado aos anos de pandemia da Covid-19, quando o sistema se tornou mais conhecido com o atendimento e a vacinação, e pode ter havido um primeiro ou raro contato de parte das classes A e B (as entrevistadas pelo Datafolha) com a saúde pública.

A matéria ainda destaca que mesmo antes da pandemia, depois de 2018, aumentava o número de citações da saúde pública e que os motivos podem ser a expansão do serviço, a avaliação melhor do atendimento ou também o fato de que, com a crise persistente, mais pessoas tenham sido levadas a deixar o serviço privado.

"Foi um ano de trabalho intenso em toda a nossa rede de saúde, que avançou ainda mais durante o período da pandemia. Seja na logística implantada para a aplicação de mais de 30 milhões de vacinas, seja na ampliação da rede hospitalar, que ganhou dez novos hospitais. Todo o empenho da nossa equipe faz com que as pessoas reconheçam o trabalho realizado e tragam ainda mais confiança por parte da população. Muitas estratégias criadas pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo foram replicadas por outros municípios, demonstrando o protagonismo da saúde da capital”, afirma o secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Resultados

A presença do SUS se traduz em mais de 33 anos de atuação no País e, somente no ano de 2021, foram realizadas 23.832.407 consultas médicas de Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência em estabelecimentos da SMS.

Ainda no ano passado, por meio das 470 UBSs, a SMS realizou mais de 52 mil ações comunitárias, orientando a população quanto aos cuidados para evitar o contágio e a transmissão do coronavívus e encaminharam os pacientes que apresentava sintomas para os serviços de saúde. Foram abordadas mais de 7,7 milhões de pessoas nessas ações educativas e distribuídas mais de 11 mil cestas básicas nas comunidades, em ações intersecretariais realizadas no intuito de mitigar os efeitos da pandemia.

A cidade de São Paulo também conta com mais de 100% da população adulta e adolescente com esquema vacinal completo contra a Covid-19, e 58,8% de crianças de 5 a 11 anos com duas doses da vacina.