Projeto Recorda SP busca resgatar memórias e vivências da população idosa

Registros de histórias, experiências e até receitas culinárias podem ser enviadas por um formulário virtual

Humanizar as histórias e vivências da população idosa é um dos principais objetivos do projeto Recorda SP, que busca estimular o regate da memória e promover o envelhecimento ativo na cidade.

O programa Ativa Idade, do canal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo no YouTube, traz mais informações sobre o projeto que coleta relatos e memórias de pessoas com mais de 60 anos de idade por um formulário virtual (Google forms), no qual os idosos são estimulados a registrarem suas histórias, experiências, lições de vida e até as receitas culinárias.

Para Ivoce Cioci, 71 anos, o projeto foi uma boa experiência que a ajudou a relembrar parentes queridos. “Uma coisa que me veio à tona, eu tinha até esquecido, que eu tive avó. Então, no Recorda SP, eu puxei minhas lembranças lá da minha avó.  Fazia tempo que eu não recordava dessas coisas, então foi uma coisa gostosa para mim.”

SAIBA MAIS: Conheça o Recorda SP, projeto que valoriza a pessoa idosa e promove o envelhecimento ativo na capital

Os registros são armazenados em um base de dados para utilização em programas, serviços e atividades dos órgãos de toda a prefeitura que vão evidenciar o protagonismo do idoso e promover interações de pessoas com diferentes faixas etárias e em diferentes fases da vida.

Por fim é realizada uma curadoria dos relatos, personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas.

Para contar a sua história, basta clicar aqui e acessar o formulário.